GCM identifica crianças com pulseiras para que famílias curtam Carnaval com mais segurança

Publicado: 18/02/23

As crianças que curtem o Carnaval em companhia dos pais são recebidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e identificadas com uma pulseira de cor azul, contendo nomes delas, do responsável e telefone de contato. A ação é organizada pela Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) e tem como objetivo garantir mais segurança às famílias.

A GCM faz parte do Comitê de Proteção Integral, que envolve vários órgãos que cuidam de crianças e adolescentes. De acordo com o coordenador do Cprev, James Azevedo, a iniciativa de identificar as crianças integra uma das ações municipais de proteção a esse público, que também marca presença nos circuitos da folia. “A gente faz essa identificação para, caso haja algum problema, as patrulhas consigam entregar de volta ao responsável”, conta o gestor.

“Durante o dia, colocamos muito mais identificação quando tem blocos infantis. De sexta (17) para cá, já identificamos mais de 350 pequenos foliões nos três circuitos tradicionais. E a expectativa é identificar ainda mais. Temos à disposição mais de 50 mil pulseiras para distribuir e, com certeza, vamos promover um Carnaval de segurança para a garotada”, acrescentou.

Precaução – O vigilante Leandro Araújo, 32 anos, aproveitou para identificar o filho, Arthur Gabriel, de 6 anos. Pela primeira vez com o pequeno na folia, ele considerou importante a iniciativa. “Me sinto mais seguro, porque se ele se perder, já tem o contato, tudo direitinho. Fico mais tranquilo”.

O oficial de justiça Alisson Souza, 41, estava com os dois filhos, um já de maior, que não necessitou da identificação, e o mais novo, Pedro, também de 6 anos. “É importantíssima essa ação. Eu já tinha visto antes e estava justamente procurando os agentes para identificar meu filho. Esse é o primeiro Carnaval dele, então essa segurança a mais é fundamental”.

As pulseiras são fabricadas com um plástico resistente, à prova d’água, difícil de rasgar e cujo lacre só é facilmente removido se cortado com tesoura.