Logo Prefeitura de Salvador

Unidades

A cidade de Salvador é dividida para a GCM em 4 Áreas Operacionais, que atuam de formar a garantir a preservação de prédios públicos, parques, praças e jardins, contando com a atuação e presença patrimonial e operacional.

As Áreas são identificadas como: S1, S2, S3 e S4.

O Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) foi criado para desenvolver ações de preservação ambiental, através de ações de prevenção às diversas formas de violência contra o meio ambiente. Os agentes receberam capacitações sobre temas, como Ecologia, Biomas Brasileiros, Baianos e Soteropolitanos, e Legislação Ambiental. O Gepa participa de palestras em escolas da capital, levando um pouco de conhecimento e tratando sobre a importância da preservação ambiental. Entre 2015 e março de 2021, já foram 6 mil animais silvestres resgatados pelo grupamento. O Gepa atua também com patrulhamento preventivo em praças, parques e praias da capital.

O Grupo de Apoio ao Turista (GAT) foi criado em 2011 com o objetivo de atender aos turistas que visitam a primeira capital do Brasil. Os agentes foram capacitados com curso de inglês básico, o que permite melhor comunicação com os visitantes. A base do grupamento foi instalada no Pelourinho, local de grande fluxo de turistas. Além das atividades diárias, os agentes foram capacitados com Noções de Escolta e Acompanhamento de Autoridades, Noções de Defesa Pessoal e Uso Diferenciado da Força e Primeiros Socorros.

O GAT atua de maneira integrada com os demais órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador e com os demais órgãos de segurança, como 18º BPM, BEPTUR e DELTUR. Além de se colocar a disposição para atendimento das demandas solicitada pela Diretoria de Gestão do CHS e da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Grupamento Especial de Motociclista (GEM) conta com membros treinados, que realizam ações com rapidez e agilidade. Os agentes recebem capacitação continua, em parceria com a Polícia Militar e Forças Armadas. O GEM já atuou realizando diversas escoltas de autoridades e jogadores de futebol durante os jogos da Copa do Mundo que aconteceram em Salvador, em 2014.

Com o objetivo de executar ordens de serviços e realizar rondas preventivas, o Grupamento de Rondas da Capital participa de escoltas, além de servir de pronto atendimento da Guarda Municipal de Salvador em situações de crise ou anormalidade. O Rondac conta com viaturas que garantem a eficiência dos seus serviços por toda a cidade.

Formado para atuar em situações de perturbação da ordem, o Grupamento de Operações Especiais (GOE) conta com agentes preparados para manter o funcionamento dos órgãos e preservação do patrimônio público, além de desempenhar operações especiais e específicas, designadas pelo comando da Guarda Municipal do Salvador. Os agentes são treinados para situações de conflito e aglomerações. No dia a dia, o GOE faz patrulhamento preventivo, escoltas e também a segurança de autoridades.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) é composto por 15 agentes que atuam com cães, realizando patrulhamento preventivo em atividades de guarda e proteção. Os cães são utilizados como ferramenta de baixa letalidade, uma vez que os animais são treinados e têm a capacidade de imobilizar o indivíduo, sem o uso de armas.

Diariamente, os “agentes cães” recebem ensinamentos repassados pelos guardas do GOC. O adestramento é em alemão, deixando-os obedientes e disciplinados.

A equipe do GOC passa por capacitação frequente. Um dos cursos de destaque foi o de Mantrailing (busca de pessoas com odor específico, com o auxílio de cães farejadores). As ações de capacitação e treinamento geralmente ocorrem em parceria com a Polícia Militar da Bahia, além da participação de várias forças de segurança pública que atuam nessa atividade. O GOC participou de outras especializações como o Curso de Resgate, Salvamento, Busca e Treinamento com Cães de Faro.

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content