Logo Prefeitura de Salvador

GCM Salvador participa do desfile Cívico do Dois de Julho

Publicado: 02/07/22

Cem agentes da Guarda Civil Municipal participaram dos festejos ao Dois de Julho, data cívica que comemora a Independência do Brasil na Bahia. Pela manhã, o desfile aconteceu do Largo da Lapinha até a Praça Municipal de Salvador. O Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, juntamente com o Prefeito Bruno Reis e demais autoridades estiveram presentes no evento em que foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia, e de Salvador, além da entrega flores e homenagens ao monumento do General Labatut.

Os baianos comemoram esta data como sendo a Independência do Brasil na Bahia, devido a vitória dos brasileiros na guerra entre a então província da Bahia contra as tropas portuguesas, que durou de fevereiro de 1822 a julho de 1823, consolidando assim a separação política do Brasil dam Coroa Portuguesa.

No período da tarde as autoridades aguardavam, na praça do Campo Grande, a chegada do tradicional cortejo com o carro da cabocla, finalizando assim o evento, que foi suspenso por dois anos devido a pandemia do Covid-19.

GCM monta esquema especial de atuação para o 2 de Julho

Publicado: 28/06/22

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador montou um esquema especial para os festejos ao 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, que acontecem neste sábado (2). Após dois anos sem comemoração presencial em razão da pandemia da Covid-19, o desfile volta a ocorrer em 2022, com saída do Largo da Lapinha até a Praça Municipal, no período da manhã, com retomada à tarde, até a Praça do Campo Grande.

Os agentes atuarão no entorno do local da festa, a partir das 6h, dando apoio ao trânsito com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no patrulhamento preventivo, colaborando a segurança da população no entorno da festa, além de contar com patrulhas que acompanharão o desfile em toda a sua extensão, finalizando no início da noite, com a chegada dos caboclos ao Campo Grande.

Integram o esquema os Grupamentos de Operação com Cães (GOC), Operações Especiais (GOE), Proteção Ambiental (Gepa), Apoio ao Turista (GAT), Especial de Motociclistas (GEM) e de Rondas da Capital (Rondac). Além da segurança, a GCM participa da deposição da coroa de flores no monumento em homenagem ao General Labatut.

Gepa ministra curso para colaboradores do Salvador Norte Shopping

Publicado: 15/06/22

A GCM capacitou uma equipe com 12 colaboradores do Salvador Norte Shopping, ontem e hoje, com objetivo de preparaá-los  para que possam conter algum animal silvestre que apareça nas dependências do prédio. Dentre os assuntos abordados: noções sobre mamíferos, aves e répteis; como devemos conte-los, quais os protocolos de segurança; legislação ambiental; equipamentos que devem ser utilizados.

Segundo o supervisor do GEPA Robson Pires, o treinamento visa capacitar as equipes de colaboradores para uma primeira intervenção. “O resgate e a condução do animal deverá ser feito por equipe especializada do GEPA que possuí, dentro da legislação, competência para realizar o atendimento”, explica o supervisor.

A GCM promove cursos e palestras, em escolas, unidades públicas e privadas, para que o maior número de pessoas possa ter conhecimento sobre a vida silvestre em zona urbana.

Operação Arcanjo Azul já realizou mais de 3 mil patrulhamentos em oito meses

Publicado: 08/06/22

A Guarda Civil Municipal prossegue com as ações da Operação Arcanjo Azul, de reforço à segurança dos usuários do transporte público em Salvador. Diariamente, a operação mobiliza 60 agentes nos pontos de ônibus de grande fluxo na cidade. Desde que a operação foi iniciada, em agosto de 2021, até abril deste ano, foram mais de 3 mil patrulhamentos realizados em 29 mil horas de serviços prestados. Com isso, foram realizadas 23 abordagens, 52 atuações relacionadas a roubos, furtos e importunações, além de nove conduções a delegacias.

“Fizemos um mapeamento dos 30 pontos de ônibus com maior número de ocorrências, a partir de relatos feitos pelos próprios rodoviários à Secretaria de Mobilidade (Semob). A operação tem sido contínua”, explica o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

O gerente de Operações da GCM, Bruno Muniz, destaca que o reforço da atuação dos agentes nos pontos contribui para o bom funcionamento do serviço de transporte público da cidade, além de tornar os locais mais seguros para os cidadãos.

Um exemplo da atuação da ação ocorreu no mês de março, quando agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) detiveram quatro suspeitos de praticar roubo, em um ponto de ônibus na Calçada.

Na ocasião, a equipe da GCM realizava patrulhamento preventivo da Arcanjo Azul, quando localizou os criminosos a bordo de um veículo modelo Logan, de cor branca, no bairro do Pero Vaz, depois da denúncia de populares. O automóvel possuía restrição de roubo. Na abordagem, foram encontrados um simulacro de arma de fogo, um relógio e quatro celulares em posse dos suspeitos, que foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, na Avenida ACM, para adoção das medidas cabíveis.

GEPA promove palestra sobre proteção ambiental em Cachoeira

Publicado: 08/06/22

GCM Salvador, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, realizou ontem, uma palestra em uma Escola Municipal, sobr eproteção ao meio ambiente, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (05).

A atividade é realizada em parceria com a GCM de Cachoeira e a Secretaria de Educação da cidade, abordando o tema: Fauna silvestre e proteção ambiental. “Nesses encontros é possível levar uma mensagem da importância do meio ambiente, bem como isso impacta em nosso futuro”, destaca o Supervisor do GEPA, Robson Pires.

Na palestra, as crianças participam tirando dúvidas, observando animais vivos e empalhados e entendendo a importância de cada ser na natureza, através das expericiências dos agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA).

A parceria, além de fortalecer os laços entre as forças de segurança dos municípios de Salvador e Cachoeira, cumpre um papel fundamental para o futuro do nosso país, o cuidado com nosso meio ambiente, a partir da educação ambiental das crianças.

GCMs lotados no GOE realizam Teste de Aptidão Física

Publicado: 02/06/22

No último domingo (29) e na terça-feira (31), foram realizados o Teste de Aptidão Física para integrantes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Guarda Civil Municipal de Salvador.

Na ocasião, o Inspetor Geral Marcelo Silva, o Subinspetor Silva Gomes, o Corregedor Júlio Ferreira e o Gerente Administrativo Financeiro Ricardo Braz, que também compõe a unidade, cumpriram as etapas do certame.

Durante as avaliações, foram realizados exames de flexão, abdominal, Barra fixa, corrida e salto, etapas cumpridas por pouco mais de 80 agentes, lotados no Grupamento.

De acordo com o Supervisor do GOE, Paulo Roberto, os exames de saúde e as atividades físicas fazem parte da rotina do Grupamento e são exigências para a manutenção dos componentes na unidade. “Todas as nossas atividades são monitoradas e quando da realização do exame, contamos com apoio de equipes de saúde do SAMU e avaliação realizada por técnicos da área de educação física”, frisou Roberto, ao explicar que anualmente o TAF é realizado.

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content