Logo Prefeitura de Salvador

GCM forma nova turma de agentes para atuar nas ruas de Salvador

Publicado: 27/01/23

Depois de quatro meses de treinamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) formou, na manhã desta sexta-feira (27), uma nova turma de agentes já qualificados para atuar nas ruas de Salvador. O evento aconteceu no Clube da Adelba, em Patamares, e contou com a presença de dirigentes da Prefeitura e autoridades da segurança pública, além de familiares dos novos guardas.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, este é mais um reforço para a cidade. “Esse é o complemento dos 150 guardas novos convocados pela Prefeitura. Eles agora já estão devidamente capacitados para atuar fazendo toda a atuação junto aos outros colegas nas festas populares, a exemplo de Iemanjá, Itapuã, e Carnaval, que se aproximam. É muito bom para a cidade, mais conforto e segurança para o cidadão e para o patrimônio público”.

O inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, afirmou que é muito importante perceber o cuidado da gestão com a cidade de Salvador, investindo em segurança pública básica, com um trabalho preventivo que a Guarda faz. “São mais 40 colegas que chegam para ajudar, e eles passaram por uma amostra já no réveillon e Bonfim, e agora vão sentir o calor do trabalho no Carnaval. Desta forma, entregamos um produto cada vez melhor à cidade, para que as pessoas possam, através da presença destes agentes, aproveitar o que a cidade tem para oferecer”.

A formanda Ingrid Reis, de 26 anos, não escondia a ansiedade em se formar. “Para mim é a realização de um sonho, porque foram quatro meses intensos de treinamento e aula. Minha expectativa é poder aplicar tudo que aprendi”.

Já a nova guarda municipal Joelma Nery, de 38 anos, destacou a representatividade feminina dentro da corporação. “Estar aqui é muito importante para mim, enquanto mulher, participando de um curso em que a maioria é homem. Passamos por todos os processos sem distinção e com muito orgulho faço parte desta turma”.

O formando Tiago Lessa, de 39 anos, também demonstrou orgulho em, finalmente, se formar guarda civil. “É a realização de uma dedicação desde o concurso. Estou muito feliz, porque passei por um processo de transformação e me sinto preparado para o novo desafio, assumindo um papel importante para a sociedade. A expectativa é grande”.

Formação – O curso dos novos agentes foi iniciado em outubro, com aula inaugural na sede da instituição, na Avenida San Martin. A atividade foi coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, com carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

A parte teórica contou com 36 disciplinas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

Já as disciplinas práticas envolveram defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança.

Homem detido pela Guarda Civil ao tentar roubar relógio no Pelourinho

Publicado: 26/01/23

No início da noite de hoje (26), uma equipe do Grupo Especial de Motociclistas (GEM), unidade motorizada da Guarda Civil Municipal que está reforçando a segurança no Centro Histórico de Salvador, flagrou um homem tentando realizar um roubo, na Praça Terreiro de Jesus.

O suspeito tentou arrancar um relógio da marca Diesel de um transeunte, estimado pela própria vítima com o valor de R$ 2 mil, sendo detido pelos agentes e conduzido em uma viatura do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) para a Central de Flagrantes, onde as medidas cabíveis foram adotadas.

Guarda Civil retoma palestras sobre primeiros socorros para representantes de escolas

Publicado: 24/01/23

Nesta terça-feira, a Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) retomou as palestras voltadas para primeiros socorros. Atualmente as aulas estão sendo direcionadas para escolas, tendo como base a Lei Lucas – 13.722/2018 (que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros).

A palestra tem duração de 2h, onde são passadas informações e técnicas de primeiros socorros para leigos, no atendimento às crianças.

Hoje, participaram das aulas representantes do Centro Educacional Aliança Esplendor, no Uruguai, Escola Tempo do Saber, no Arraial do Retiro, e Escola Espaço Criança Feliz.

As escolas que possuem interesse em participar das palestras podem fazer a solicitação através de ofício, a ser enviado no endereço: gabinete.gms@salvador.ba.gov.br

Idosos aproveitam aulas gratuitas de Educação Física no Santo Antônio

Publicado: 23/01/23

A semana começou movimentada para cerca de 50 idosos da Unidade de Saúde do Santo Antônio Além do Carmo e do Centro de Convivência Irmã Dulce. O grupo participou, nesta segunda-feira (23), de mais uma série de aulas gratuitas de educação física, promovidas pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), da Guarda Municipal de Salvador (GCM).

As atividades envolvem exercícios de baixa intensidade, alongamento, palestras, dentre outras atividades. Ao iniciar as aulas, os idosos passam por uma triagem, com a aferição de sinais vitais. Um instrutor de primeiros socorros também fica disponível, caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática de algum idoso.

Para Deusdete Almeida, de 80 anos, moradora do Largo do Santo Antônio, as aulas são uma prática fundamental para o cuidado com a saúde. “As atividades aqui são um espetáculo. Eu não perco uma, elas são fundamentais para me ajudar a cuidar da saúde”, conta a idosa.

De acordo com James Azevedo, coordenador da Cprev, as aulas proporcionam para o público da terceira idade uma integração social, além de gerar benefícios para a saúde física e psicológica desses indivíduos. “Muitas vezes esses idosos estão em casa sozinhos, sem nenhum tipo de distração. Então esse grupo estimula não somente a prática do exercício físico e cuidado com a saúde, como também uma integração social, uma vez que aqui eles acabam estabelecendo relações uns com os outros”, explica.

A iniciativa acontece desde 2016 às segundas, quartas e sextas-feiras, em três regiões da cidade, sendo elas San Martin, Pituba e Santo Antônio Além do Carmo. No total, são atendidos cerca de 300 idosos.

Guarda Civil detém dois homens em caso de extorsão no Comércio

Publicado: 21/01/23

No início da tarde deste sábado (21), equipes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) foram acionadas por um turista que informou estar sendo extorquido por um flanelinha.

De imediato, os agentes que atuavam no Elevador Lacerda se direcionaram para prestar o apoio, questionando ao acusado sobre a queixa, este que se negou a prestar quaisquer esclarecimentos e tentando inclusive evadir do local.

Após resistência, o suspeito foi detido e imobilizado pelos agentes, para ser encaminhado à delegacia, onde prestaria esclarecimentos à autoridade competente, contudo o acusado solicitou apoio de outras pessoas que passaram a lançar pedras contras os agentes, inclusive um destes, identificado como usuário de drogas, tentou sacar a arma de um dos guardas, sendo contido e imobilizado.

Ambos suspeitos foram detidos, com apoio da equipe do Grupo Especial de Motociclista (GEM), que desde ontem (20), passou a reforçar o patrulhamento no local, e encaminhados à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Homem é detido pela GCM após roubo em ônibus na Avenida San Martin  

Publicado: 20/01/23

Na manhã desta sexta-feira (20), durante patrulhamento preventivo na região da Avenida San Martin, bairro da Fazenda Grande do Retiro, uma equipe da Área S1, da Guarda Civil Municipal de Salvador foi acionada por populares e informada sobre um roubo em um coletivo.

Ao se aproximar do veículo, um suspeito desceu correndo do ônibus em posse de uma faca, sendo alcançado pela Guarda Civil em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com dois celulares das vítimas.

O suspeito, que se feriu ao cair do ônibus, foi encaminhado a UPA San Martin, medicado e posteriormente apresentado na Delegacia do Grupo de Repressão a Roubos a Coletivos (GERRC), onde foi lavrado o auto de prisão em fragrante pelo autoridade policial.

A ação contou ainda com o apoio dos agentes lotados no Corpo da Guarda da instituição.

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content