Logo Prefeitura de Salvador

Unidades

O Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), foi criado para desenvolver ações de preservação ambiental, através de ações de prevenção às diversas formas de violência contra o meio ambiente. Os agentes receberam capacitações sobre os temas como Ecologia, Biomas Brasileiros, Baianos e Soteropolitanos, e Legislação Ambiental. O Gepa participa de palestras em escolas da capital, levando um pouco de conhecimento e tratando sobre a importância da preservação ambiental. Entre 2015 e março de 2021, já foram 6 mil animais silvestres resgatados pelo grupamento. O Gepa atua também com patrulhamento preventivo em praças, parques e praias da capital.

O Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), foi criado em 2011 com o objetivo de atender aos turistas que visitam a primeira capital do Brasil. Os agentes foram capacitados com curso de inglês básico, o que permite melhor comunicação com os visitantes. A base do grupamento foi instalada no Pelourinho, local de grande fluxo de turistas. Além das atividades diárias os agentes foram capacitados com Noções de Escolta e Acompanhamento de Autoridades, Noções de Defesa Pessoal e Uso Progressivo da Força e Primeiros Socorros.

O GAT atua de maneira integrada com os demais órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador e com os demais órgãos de segurança como 18º BPM, BEPTUR e DELTUR. Além de se colocar a disposição para atendimento das demandas solicitada pela Diretoria de Gestão do CHS e da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Grupamento Especial de Motociclista (GEM) conta com membros treinados e que realizam ações de rapidez e agilidade. Os agentes recebem capacitação continua, em parceria com a Polícia Militar e Forças Armadas. O GEM já atuou realizando diversas escoltas, de autoridades, jogadores de futebol nos jogos da Copa do Mundo que aconteceram na cidade, fazendo a segurança dos integrantes.

Com o objetivo de executar ordens de serviços, realizar rondas preventivas, o Grupo de Rondas da Capital participa de escoltas, além de servir de pronto atendimento da Guarda Municipal de Salvador em situações de crise ou anormalidade. O Rondac conta com viaturas que garantem a eficiência dos seus serviços por toda a cidade.

Formado para atuar em situações de perturbação da ordem, o Grupo de Operações Especiais (GOE), conta com agentes preparados para manter o funcionamento dos órgãos e preservação do patrimônio público, além de desempenhar operações especiais e específicas designadas pelo comando da Guarda Municipal do Salvador. Os agentes são treinados para situações de conflito e aglomerações. No dia a dia, o GOE faz patrulhamento preventivo, escoltas e também a segurança de autoridades.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) é composto por 15 agentes que atuam com cães, realizando patrulhamento preventivo em atividades de guarda e proteção. Os cães são utilizados como ferramenta de baixa letalidade, uma vez que os animais são treinados e tem a capacidade de imobilizar o indivíduo, sem o uso de armas.

Diariamente, os “agentes cães” recebem ensinamentos repassados pelos guardas do GOC. O adestramento é em alemão o que os deixam obedientes e disciplinados.

A equipe do GOC passa por capacitação frequente. Um dos cursos de destaque foi o de Mantrailing (busca de pessoas com odor específico, com o auxílio de cães de faro). As ações de capacitação e treinamento geralmente ocorrem em parceria com a Polícia Militar da Bahia, além da participação de várias forças de segurança pública que atuam nessa atividade. O GOC participou de outras especializações como o Curso de Resgate, Salvamento, Busca e Treinamento com Cães de Faro.

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content