Vandalismo a luminárias causa prejuízo de quase R$1 milhão em nove meses

Publicado: 25/10/22

Vandalismo a luminárias causa prejuízo de quase R$1 milhão em nove meses

Foto: Bruno Concha/Secom

A nova iluminação pública de Salvador tem mudado a cara da cidade nos quesitos eficiência e modernidade, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos. Com investimento da Prefeitura, os cerca de 180 mil pontos passaram a funcionar com a tecnologia em LED, mais econômica e com mais luminosidade, principalmente através de iniciativas como o programa Iluminando Nosso Bairro. No entanto, um fator segue prejudicando o serviço e, consequentemente, a vida dos cidadãos: o vandalismo.

Somente de janeiro a setembro deste ano, a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou 750 ocorrências de furto de cobres. O prejuízo estimado para os cofres públicos já ultrapassa R$900 mil.

Além da falta de iluminação, o problema pode provocar graves acidentes aos cidadãos, como as exposições da rede elétrica energizada, aumentando o risco de choque elétrico.

“É importante alertar à população sobre os prejuízos causados pelo vandalismo aos cofres públicos, pois esse recurso poderia ser reinvestido em outras ações, assim como os transtornos causados à população”, disse o gerente de Manutenção e Monitoramento da Dsip, Leonardo Pimentel.

Investimento e denúncia – Para impedir os atos de vandalismo, a Dsip tem investido no reforço da infraestrutura com aumento de profundidade e concretagem dos eletrônicos, além do reforço também da concretagem das caixas de passagem para dificultar o acesso aos cabos. O órgão também efetua o registro das ocorrências junto às autoridades policiais, para as devidas investigações e providências.

O cidadão pode colaborar no combate aos casos de vandalismo, realizando a denúncia através do Fala Salvador, no telefone 156, site www. falasalvador. ba. gov. br, aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível no Google Play e App Store ou WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no telefone (71) 99623-4955 – neste caso, os cidadãos podem enviar mensagem escrita e ou áudios de até 30 segundos, acompanhadas de vídeos e/ou fotos. O número não aceita ligações.