Servidores municipais participam de 6º Encontro de Lideranças de Alta Performance

Publicado: 13/12/22

A Prefeitura realizou, nesta terça-feira (13), o 6° Encontro de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e foi direcionado aos servidores e empregados que ocupam cargos de gestão na administração municipal. Os palestrantes foram o fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino, e do historiador e escritor Leandro Karnal.

O objetivo da iniciativa é desenvolver, inspirar e motivar lideranças estratégicas da administração municipal com foco no alcance dos resultados esperados pela gestão, definidos no Planejamento Estratégico. Participaram do encontro o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o secretário de Gestão, Thiago Dantas (Semge), além de outras autoridades.

Durante o discurso, o prefeito destacou a importância, na gestão municipal, da manutenção das ações que vêm dando certo e corrigir, em tempo, aquilo que ainda pode ser melhorado. “Chegamos ao final do ano e na metade da nossa caminhada. Momento também de fazer reflexões e ver os desafios que passamos. É preciso pensar na cidade que queremos para os próximos dois anos. Os dois últimos anos não foram fáceis com o que passamos com a segunda onda da pandemia, a guerra na Europa. Mas em nenhum momento perdemos a capacidade de dar respostas aos problemas do dia a dia da população”.

Bruno Reis lembrou ainda que a gestão municipal conseguiu, de forma imediata, chegar mais perto das pessoas, levando ações, programas e projetos necessários à população. “Superamos os problemas e enxergamos no horizonte onde queremos chegar. Elaboramos o planejamento estratégico traçando metas e compromissos. Nenhuma gestão fez tantas obras e intervenções urbanas como a nossa. Agora, nosso desafio é fazer com que os serviços da Prefeitura funcionem bem. Temos casos de sucesso em todas as áreas, mas podemos muito mais”.

Temas – Na primeira palestra, Rufino apresentou os desafios vividos, a própria visão de resiliência e o histórico de superação até se tornar um dos maiores empresários do Brasil. Atualmente, ele comanda uma empresa líder no segmento de revenda de peças usadas de caminhão em toda América Latina e servindo de motivação para equipes, gestores e lideranças.

Em seguida Karnal, que é doutor em história pela USP e atual docente de História da América no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), abordou o tema “O futuro da liderança”. Na ocasião, o gestor destacou a importância da positividade no dia a dia e de o profissional acreditar no próprio potencial, além de contar um pouco da trajetória como professor.

Valorização – O agente de trânsito Paulo Henrique Rebelo, 52 anos, que desempenha a função há duas décadas, afirma que a observação e fiscalização do trânsito da capital baiana representa, além de um dever, o cumprimento de uma missão de vida. “Um agente de segurança viária, além de garantir a mobilidade urbana, cuida da vida das pessoas, de sua segurança e do ir e vir do cidadão. Um evento deste tamanho é sempre importante para dar continuidade ao nosso trabalho, reforçar nossas ações como líderes, mantendo uma conduta ética e garantir a cidadania”.

Guarda Municipal há 14 anos, Mariana Carneiro, de 33 anos, atua como Gerente de Desenvolvimento Humano na corporação e vê a função como essencial para o pleno funcionamento das atividades diárias, em especial no período pós-pandemia, que exige ainda mais do ser humano. “Servir nesta função é de extrema importância, pois o nosso papel é integrar, acolher e proteger o cidadão soteropolitano. É um serviço essencial para a cidade e uma honra do ponto de vista pessoal. A realização de um evento assim valoriza e motiva cada vez mais o nosso trabalho, nos incentivando cada vez mais a fazer um trabalho ainda melhor para a população”.

O titular da Semge explicou que o município já conta com um projeto em curso voltado para capacitações específicas de lideranças dos servidores. “A gente vem fazendo esse evento desde 2017. Neste ano, mais que os anteriores, o capricho para a realização do evento foi ainda maior. Esta edição reúne cerca de mil líderes da Prefeitura com a participação de dois palestrantes requisitados no Brasil inteiro. Este encontro entrou no calendário da Prefeitura e não apenas cumpre papel relacionado à área de capacitação, competências humanas e espírito de equipe, como também faz parte do planejamento estratégico”, ressaltou Dantas.