Salvamar e GCM promovem ação para estudantes sobre conservação da natureza

Publicado: 28/07/22

O Colégio Estadual Severino Vieira, localizado em Nazaré, foi palco, nesta quinta-feira (28), de um evento de educação ambiental em celebração ao Dia Mundial da Conservação da Natureza. A atividade foi voltada para 200 estudantes do 5º ao 7º ano e promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), através do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e do Grupamento de Operações com Cães (GOC), bem como pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), em parceria com a Fundação Aleixo Belov.

Agente de salvamento aquático da Salvamar, Jou Oliveira falou da atuação do órgão na atividade. “Demos uma aula sobre prevenção de afogamentos e os primeiros socorros demandados por quem sofre esse tipo de acidente. A receptividade foi muito positiva”, avaliou.

O comandante do Gepa, Robson Pires, explicou que semanalmente o grupamento realiza uma ação de educação ambiental em uma escola pública ou privada da capital baiana, como forma de conscientização de crianças e jovens. “Fazemos uma demonstração com animais silvestres empalhados e uma palestra de 40 minutos a respeito de como proceder quando se encontra um animal na rua. Também falamos da importância de não prender nem matar os animais da nossa fauna municipal”, detalhou.

Assistente do setor educativo do Museu do Mar Aleixo Belov, Riza Barbosa fez uma palestra intitulada “Desmistificando os Tubarões”, discorrendo sobre as características desse tipo de peixe, que não deve ser visto como um vilão, segundo argumentou.

Neff Freixo, 12 anos, estudante do sétimo ano do Severino Vieira, aprovou a experiência. “Eu achei muito legal descobrir que a pele das cobras é macia. Nunca tinha tocado. Antes, eu pensava que era dura. Também gostei muito de aprender sobre os animais silvestres de Salvador. É importante a gente ter conhecimento sobre a natureza e parar de prender os animais”, afirmou.