Projeto da Guarda Municipal promove atividades físicas com idosos de Salvador

Publicado: 23/05/22

Com o objetivo de melhorar a coordenação motora, percepção de espaço, autoestima e qualidade de vida de pessoas a partir de 60 anos, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) promovem atividades físicas guiadas com um grupo de 130 idosos soteropolitanos. Desenvolvido pela Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev), o projeto Caminhada da Melhor Idade acontece na sede da GCM, na Fazenda Grande do Retiro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30.

São realizadas aulas de educação física de baixa intensidade, alongamento, palestras, passeios e cafés da manhã, dentre outras atividades. Ao iniciar as atividades, os idosos passam por uma triagem, com a aferição de sinais vitais. Durante as aulas, um instrutor de primeiros socorros fica disponível, caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática de algum idoso.

O guarda municipal Matheus Moreira explicou que o objetivo é reduzir os riscos de ansiedade, depressão e pânico. “O projeto cria um ambiente saudável e mostra que a terceira idade pode ser uma etapa de vida feliz e saudável”, disse. De acordo com o instrutor, os idosos veem o projeto como um espaço de convivência e interação. “Durante as aulas eles conversam, dão risada, brincam e se conhecem.”

Animada, a vendedora autônoma Agnalda de Jesus, de 71 anos, revelou a felicidade de participar do grupo. “Essas aulas são o meu remédio. Depois que passei a fazer as atividades, mudei minha vida. Não sinto dores, nem solidão. Desde 2020 participo das aulas e, de lá para cá, fiz amizades, passeios, dou risada. Me sinto alegre demais. É uma satisfação estar aqui, eu não perco um dia”, disse.

Há oito meses no grupo, a dona de casa Maria Domingas, de 65 anos, destacou os benefícios de participar do projeto. “Depois que comecei, não tive mais dores. Minha vida mudou para melhor em todos os sentidos, além de mais saudável, me sinto muito mais feliz”.