Projeto da GCM arrecada donativos para instituição beneficente

Publicado: 07/10/22

A instituição Lar Vida, localizada no Novo Marotinho, recebeu doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e de higiene pessoal na tarde da quinta-feira (6). Os produtos e alimentos foram frutos de uma iniciativa promovida pelo projeto “Saúde e Cidadania da População Idosa”, da Guarda Civil Municipal (GCM), como parte das ações pelo Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Cerca de 40 crianças e 65 idosos portadores de deficiências, assistidos pelo Lar Vida, foram beneficiados com pelo menos 200 quilos de alimentos arrecadados. “A GCM tem essa missão. Além de fazer a segurança da população, ela cuida e previne de outros males, como por exemplo, a saúde física e mental. O projeto com os idosos tem esse viés de trazer a prevenção e focando também em ajudar pessoas que fazem parte de grupos vulneráveis, como os assistidos nesta instituição”, disse o coordenador de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo.

Para o gerente da instituição beneficiada, Reinaldo Cardoso, as doações chegam em um momento oportuno, visto que, em um processo pós-pandêmico, diversas instituições e organizações da sociedade civil (OSC) têm passado por dificuldades financeiras. “Em um momento tão complicado e difícil que, não só a instituição Lar Vida, mas, como outros vivem hoje, receber essas doações é um motivo de muita felicidade. A dificuldade existe e louvável essa iniciativa promovida pela GCM de Salvador”, disse.

Valorização do idoso – Desde o ano de 2017, a GCM promove o projeto “Saúde e Cidadania da População Idosa” para o público da chamada terceira idade, em Salvador. As ações acontecem de segunda a sexta, das 7h às 9h, no Santo Antônio Além do Carmo; e das 8h30 às 9h30, na sede da GCM, na Avenida San Martin.

As ações também acontecem no bairro da Pituba, aos sábados, das 7h às 8h. Durante os encontros, os idosos participam de atividades físicas, além de palestras voltadas para a população da terceira idade, com profissionais especializados da GCM.

Participante do projeto na região do Santo Antônio Além do Carmo, Rita de Cássia Pequeno, de 62 anos, lembrou que, desde o início da iniciativa, os idosos participantes do projeto se mobilizaram para realizar a arrecadação dos alimentos e materiais.  “O projeto tem mudado nossos hábitos e rotinas. Hoje, estamos tendo a oportunidade também de mudar a vida dessas pessoas. A causa foi abraçada por todos”.

A representante do grupo da San Martin, Mônica Garrido, de 56 anos, se emocionou ao entregar as doações. “Não tem como não se emocionar. Me sinto feliz e realizada ao estar aqui realizando esse gesto de amor. Se dessa vez conseguimos arrecadar 200 quilos de alimentos, da próxima, com certeza, nossa meta será dobrada”.

Outubro Rosa – Em alusão ao Outubro Rosa – mês de prevenção de combate ao câncer de mama, a GCM promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), uma caminhada com a participação dos idosos do projeto. A ação teve como ponto de partida a UBS Santo Antônio, no Santo Antônio Além do Carmo, e teve como intuito chamar a atenção da população para a campanha.