Projeto Borboletas comemora 2 anos com mais de 3 mil atendimentos

Publicado: 15/04/23

Criado com o objetivo de prevenir diversos males que afetam o psicológico das pessoas, principalmente na pós-pandemia, onde muitas pessoas foram afetadas pelas consequências da Covid-19, com diagnósticos de ansiedade e depressão, o Projeto Borboletas completa dois anos neste sábado (15), com mais de três mil atendimentos contabilizados.

A iniciativa, que conta com a parceira da Guarda Civil Municipal de Salvador, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), segue com as ações de atendimento psicológico gratuito em Salvador, chamando a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde mental.

Desenvolvido pelo psicólogo e instrutor de inteligência emocional da Guarda Civil, Antônio Lacerda, os atendimentos são realizados sempre aos sábados, das 8h às 12h, na Lagoa dos Pássaros, na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no Stiep, para pessoas de todas as idades.

Quem procura o atendimento faz a inscrição no próprio local, passa pela assistente social e, posteriormente, recebe acolhimento profissional. “A Guarda Civil Municipal atua no campo da prevenção e no cuidado com o cidadão. Esta iniciativa corrobora com toda essa linha de atuação que desenvolvemos, atuando sempre pela cidade e para o cidadão”, frisou o Coordenador da Cprev, James Azevedo.

Para o GCM e Psicólogo, Antônio Lacerda, ao longo desses dois anos diversas dificuldades foram superadas para a manutenção do projeto. “Hoje estamos começando uma nova fase, agora oficializados como Instituto Borboletas Guardiães Sociais, pretendemos continuar fazendo a diferença, contribuindo com o social, especificamente na saúde mental dos que mais precisam. O Borboletas é mais que um projeto de saúde mental, é um projeto de vida, um legado”, detalhou Lacerda.