Projeto Borboletas alerta para o cuidado com a saúde mental

Publicado: 11/01/23

Com o início da campanha Janeiro Branco 2023, que tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, o Projeto Borboletas chama a atenção para reflexão sobre o tema. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse e outros transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

“Nosso objetivo é atuar para preservação da saúde mental, levando informações e quebrando tabus relacionados a essa temática. Atualmente, atendemos diversos pacientes que vão em busca de apoio no Projeto Borboletas. Nosso objetivo é colaborar com a conscientização que vem sendo realizada por vários projetos e com isso evitar maiores danos para o cidadão”, frisou o Psicólogo e Guarda Civil Antônio Lacerda, diretor do Projeto.

Sintomas como desânimo, alteração no humor, insônia, ansiedade, dentre outros, são alguns dos pontos que indicam atenção para com a saúde mental. O que a princípio pode parecer um simples problema, pode ocasionar maiores transtornos. “A temática abordada este ano pelo movimento social Janeiro Branco é: A vida pede equilíbrio. Algo tão importante e crucial para enfrentarmos as dificuldades diárias”, completou Lacerda.

Em 2022, o Projeto Borboletas realizou mais de 2 mil atendimentos, gerando uma média de 160 atendimentos por mês. As ações acontece em parceria com a Guarda Civil Municipal de Salvador, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (CPREV), sempre aos sábados, de forma presencial, das 08 às 12 horas, no Parque Lagoa dos Pássaros, primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, nº 108, Stiep.

Exposição

No próximo sábado (14), a artista plástica e professora de desenhos, Lenice Sena, realiza exposição de quadros para os participantes do Projeto Borboletas, tendo a Lagoa dos Pássaros como tema principal de suas obras.