Primeiro dia do Festival Virada é considerado como tranquilo pela Guarda Civil

Publicado: 29/12/22

No primeiro dia do Festival da Virada 2023, a Guarda Civil Municipal de Salvador contabilizou 413 atendimentos, sendo 165 patrulhamentos preventivos, 212 abordagem preventivas e 36 apoios a diversos órgãos, o que representa aumento em cerca de 272,1% em relação ao Festival de 2020 (111), no que se refere às atividades desenvolvidas pela GCM.

Segundo o Núcleo de Estatística da instituição, foram registradas ainda um total de 15 ocorrências, sendo 05 princípios de tumulto, 02 posses de substancias ilícitas, 02 vias de fato, 02 prestação de socorro ao cidadão, 01 averiguação, 01 desacato, 01 furto de celular e 01 briga generalizada, todas ações controladas pela Guarda Civil Municipal, não havendo registros de maior gravidade.

Documentos Perdidos e Identificação de Crianças

Durante o evento, 71 documentos foram encontrados e catalogados, representando uma redução de 50%, em relação ao Festival de 2020(142). Após serem higienizados, todo material estará sendo devolvido na própria Arena Daniela Mercury, na base da Guarda Civil, no setor de serviços. A lista com os nomes é disponibilizada diariamente no site da instituição: www.gcm.salvador.ba.gov.br

“Uma preocupação nossa é com a identificação de crianças. Estamos com uma equipe atenta a questão das crianças que possam se perder dos seus responsáveis, sendo importante que os pais procurem nossos agentes para realizar a identificação”, frisou o Inspetor Marcelo Silva, ao detalhar que 182 crianças foram identificadas, no primeiro dia do evento.

Para o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a ideia é manter as ações constantes das patrulhas, monitoramento e outras atividades preventivas. “Tivemos uma noite considerada tranquila, acompanhei de perto as operações e pude constatar as famílias curtindo e aproveitando o Festival, depois de um grande período sem grandes eventos na cidade”, disse Lima.