Prefeitura implanta torres de videomonitoramento na orla e Centro Histórico

Publicado: 01/11/22

Fotos: Betto Jr./Secom

O Centro Histórico e a Orla Atlântica de Salvador contarão com câmeras de videomonitoramento a partir de quatro torres de segurança, que já começam a ser instaladas pela Prefeitura. A iniciativa reforçará a segurança nesses trechos da cidade, através da análise inteligente das imagens que serão captadas, além de permitir ao município tomadas de decisões preventivas ou corretivas. O contrato para a compra dos dispositivos e instalação da tecnologia foi assinado pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (1º), no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

Na ocasião, o gestor anunciou outra medida para fortalecer o turismo no próximo verão. Trata-se da implantação de uma nova sinalização turística e interpretativa no Centro Antigo, na Península de Itapagipe e na orla marítima da capital baiana.

O prefeito reforça a importância da ação para garantia da segurança do soteropolitano e do patrimônio da capital. “Estamos anunciando investimentos na ordem de R$20 milhões, sendo R$16 milhões deles apenas para a implantação dessas torres de monitoramento, postes inteligentes, centrais de controle para a Guarda Municipal, que vão nos permitir ter imagens de qualidade, reconhecimento facial, identificação de placas de veículos nos principais pontos turísticos de Salvador”, explicou Bruno Reis.

O chefe do Executivo lembrou que a medida traz mais segurança e tranquilidade ao cidadão. “Uma das melhores formas para diminuir os indicadores de violência em nossa cidade é investir em segurança. E a prefeitura, mesmo sem obrigação direta, vem dar a sua contribuição”.

Todo o sistema contará com 230 câmeras, seis postes e três torres inteligentes. Os recursos são provenientes de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico em Salvador (Prodetur).

O prazo para entrega, instalação e configuração dos equipamentos é de 60 dias. O projeto conta com participações da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Funcionamento – A responsabilidade da vigilância por meio da tecnologia será da Guarda Municipal, que já conta com a estrutura física da sala de monitoramento na própria sede, situada na Avenida San Martin. A estrutura entrará em funcionamento após as instalações dos equipamentos, e as filmagens nas ruas serão efetuadas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

O uso dessa moderna tecnologia de captação de imagem prevê o emprego da inteligência artificial, sendo cada vez mais utilizada para tomada de decisão e de ações que colaboram não apenas para a melhora da sensação de segurança, como o acompanhamento efetivo de demandas, destacou o inspetor da GCM, Marcelo Silva.

“Teremos a montagem de nosso Centro Integrado de Inteligência que funcionará na nossa base, onde acessaremos imagens dessas câmeras para atividades de segurança e preservação do patrimônio, além de disparar informações que nortearão nossas equipes nas ruas. É o uso da tecnologia em prol da assertividade da segurança pública no município. Acredito que essa ação seja o início de uma nova era”, afirmou.

“Salvador recebe muitos visitantes ao longo do ano, principalmente no Verão. Com a implantação do sistema de videomonitoramento, as pessoas vão se sentir muito mais seguras, além de auxiliar no trabalho da Prefeitura, principalmente na preservação do patrimônio”, destacou a titular da Secult, Andrea Mendonça.

Sinalização – Ativos turísticos da cidade responsáveis por atrair milhares de visitantes durante todo o ano, o Centro Antigo, assim como a Península de Itapagipe e trechos da orla ganharão novas sinalizações com identidade visual desenvolvida em consonância com os manuais regulatórios pertinentes. A ideia é facilitar o acesso e a circulação do turista e do próprio soteropolitano, nas áreas discriminadas, bem como garantir amplo acesso à informação sobre o patrimônio material e imaterial do Centro Histórico de Salvador.

O investimento para esta ação é de R$3,5 milhões. No total, são quatro torres instaladas em Salvador:  Praça Cairu, Largo da Mariquita, Barra e Centro Histórico. Os equipamentos contêm um interfone com acesso direto à base da GCM. Além disso, as torres dispõem de um aparelho desfibrilador, para atendimentos de emergência.