Ovos de tartaruga são resgatados pela GCM próximo a Arena Daniela Mercury

Publicado: 31/12/22

Mesmo atuando em ações no Festival da Virada, uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Salvador foi acionada para realizar o resgate de ovos de tartaruga marinha, próximo a Arena Daniela Mercury.

Durante apoio às atividades da SEMOB, na madrugada deste sábado (31), uma equipe da Área S3 percebeu o animal realizando a desova, na praia de Armação, solicitando apoio a uma unidade do GEPA para resgate dos ovos. Prontamente, uma equipe que estava de serviço no evento deslocou-se e conseguiu resgatar 155 ovos de tartaruga marinha, que serão encaminhados para o projeto Tamar, onde será colocado em local seguro até o nascimento dos filhotes.

De acordo com o supervisor Robson Pires, entre os meses de outubro a março ocorre desova de tartaruga marinha em toda extensão da orla de Salvador, onde 5 espécies de tartaruga depositam seus ovos, dando assim continuidade a sua espécie. “São animais que levam cerca de 25 anos para realizar a primeira desova, sendo Salvador um dos poucos locais no Brasil em que as tartarugas fazem seus ninhos. O trabalho da Guarda Civil, em parceria com o projeto Tamar, garante a segurança e tranquilidade das desovas dessas espécies na cidade. Caso o cidadão se depare com uma desova, não entre em contato com o animal e acione imediatamente a GCM, através do número 71 3202-5312”, detalhou Pires.