Órgãos municipais realizam vistorias durante final de semana

Publicado: 28/03/22

Para assegurar o cumprimento dos protocolos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promoveu mais um final de semana de muitas fiscalizações na capital baiana. Entre a sexta-feira (25) e o domingo (27), o órgão realizou cerca de mil vistorias, em 35 bairros soteropolitanos.  Nesse período, agentes de fiscalização notificaram 17 estabelecimentos, sendo um açougue, sete bares e restaurantes, oito comércios de rua e um depósito de bebidas.

As notificações foram feitas em estabelecimentos localizados em Paripe, Parque Bela Vista, Pirajá, Pau da Lima, Vila Canária, Fazenda Grande III, Roma, Caminho de Areia e Calçada. Por descumprimento das normas, um bar, situado no bairro da Federação, e um depósito de bebidas, localizado em São Cristóvão, foram interditados.  Durante as fiscalizações, não houve necessidade de dispersar aglomerações.

Operação Sílere – Durante o final de semana, a Sedur também realizou fiscalizações no sentido de combater a poluição sonora na capital baiana. Através da Operação Sílere, em conjunto com as polícias Civil e Militar, agentes do órgão fizeram mais de 300 vistorias. Por meio do Fala Salvador 156, foram registradas 653 denúncias. Os bairros mais denunciados entre sexta e domingo foram Itapuã, Liberdade, Uruguai e Paripe.

Neste final de semana, 51 equipamentos de som foram apreendidos, nos bairros de Mussurunga, São Marcos, Paripe, Vila Canária, São Cristóvão, Bairro da Paz, Pirajá, Fazenda Grande, Rio Vermelho, Engenho Velho de Brotas, Candeal, Federação, Pau da Lima, Cosme de Farias e Castelo Branco.

Feira do Rolo – Para coibir o comércio de rua irregular, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, neste domingo (6), apreensões de bens de origem duvidosa ou equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público. Agentes do órgão também dispersaram o público presente na região do Largo do Tanque, Nilo Peçanha, Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal e ruas transversais.

A operação, que ocorreu das 7h às 15h, contou com a atuação de 39 prepostos. Durante a ação, foi empregada uma frota de 11 viaturas. Foram realizadas cinco apreensões, contendo produtos diversos danificados.

Cumprimento de Demandas – Encabeçada pela Semop, a operação Cumprimento de Demandas, realizada nos bairros de Pirajá, Centro e Ogunjá, neste domingo (27), teve como objetivo a desativação de barracas irregulares. Quarenta e nove agentes atuaram nas ações, que contaram com uma frota de 14 veículos. Durante a fiscalização, houve a apreensão de uma barraca adaptada com rodas e a retirada de extensão irregular de um outro equipamento.

Guarda Civil Municipal – Ao longo de mais um final de semana de atividades, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) atuaram em diversas ações em Salvador. O órgão realizou operações em apoio às secretarias e autarquias municipais, visando garantir a execução dos serviços públicos, bem como proteção dos agentes, em operações como a blitz da Lei Seca, fiscalização e ordenamento na Feira do Rolo, Tolerância Zero, Operação Morfeu, dentre outras.

A GCM realizou ainda ações de patrulhamento preventivo em praças, parques e vias públicas, bem como a proteção de prédios e outros equipamentos públicos e apoio em eventos e ações sociais, que foram realizadas no último final de semana.