Novas viaturas reforçam ações da Guarda Municipal nos bairros e na patrulha escolar

Publicado: 15/05/23

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu, nesta segunda-feira (15), 26 novas viaturas para auxiliar nas atividades cotidianas, além do apoio à patrulha escolar. A entrega dos novos veículos foi realizada no Largo do Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, em ato com a presença de diversas autoridades municipais.

O evento contou ainda com o anúncio da convocação de 220 novos agentes para a GCM, sendo que 100 deles vão passar por 90 dias de capacitação para atuar exclusivamente na operação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio. O prefeito destacou mais este investimento da Prefeitura como uma forma de garantir mais segurança e tranquilidade a soteropolitanos e turistas.

“Essas viaturas serão importantes no suporte à ronda escolar e no apoio às atividades no Pelourinho e região, além de atender a operações em toda Salvador. Isso é fruto de um trabalho que vem ocorrendo desde o início da gestão, que conta também com a ampliação do efetivo em 20%, com a chegada de 220 novos guardas, sendo 100 direcionados para as ações no Centro Histórico, dando apoio ao Estado no enfrentamento dos problemas da segurança pública”, afirmou.

A iniciativa impacta diretamente nas ações da Prefeitura no Centro Histórico. “A Prefeitura assumiu essa responsabilidade, atuando de forma transversal em diversas áreas, auxiliando quem precisa e com equipes prontas para ordenar ambulantes e demais trabalhadores, além de um sistema de videomonitoramento, manutenção e infraestrutura, que vai deixar essa área ainda mais bonita e atraente para baianos e visitantes”, disse Bruno Reis.

Das 26 viaturas entregues, dez serão dedicadas exclusivamente à patrulha escolar, enquanto as outras 16 serão direcionadas às atividades da Guarda em diversas operações. Atualmente a GCM conta com 1.500 agentes, divididos em 6 grupamentos.

Maurício Lima, Diretor-Geral da Guarda Municipal, comemorou o incremento na frota. “É uma renovação da frota da GCM, que proporciona uma maior capacidade de operação, em especial para as ações do Distrito Cultural do Centro Histórico, reforçando os trabalhos em todas as áreas atendidas pela a GCM”, disse.