Homem é detido pela Guarda Civil após agressão à mulher no circuito Dodô

Publicado: 18/02/23

Na segunda noite de folia, equipes da Guarda Civil Municipal atuaram em diversas ações preventivas nos três principais circuitos. Durante as atividades de patrulhamento, uma equipe da GCM foi informada por populares sobre uma situação de agressão à mulher nas proximidades do Forte Santa Maria. Ao chegar no local, a patrulha foi informada pela vítima que havia sido agredida pelo companheiro, sendo este de imediato conduzido para o Posto da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, no Shopping Barra, onde as medidas cabíveis foram adotadas pela autoridade competente.

De acordo com o Inspetor Marcelo Silva, a Guarda Civil Municipal está orientada a monitorar e agir em todas as situações de enfrentamento às diversas formas de violências contra minorias e grupos vulneráveis. “Nossos agentes participaram de diversas capacitações, além de manter parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Secretaria Municipal da Reparação (Semur), além da Defensoria Pública, visando combater o racismo, violência contra a mulher e a LGBTfobia”, afirmou Silva.

Segundo o Núcleo de Estatísticas da Guarda Civil Municipal de Salvador, foram registrados 78 atendimentos na última noite, o que representou uma redução em cerca de 39,5%, em relação ao dia anterior (129), e 01 ocorrência, gerando uma redução de 80% em relação a noite anterior (05). “Durante nossas atividades preventivas de ontem, identificamos 435 crianças e catalogamos apenas 11 documentos perdidos. O que nos leva a entender que está sendo criada uma consciência do público, em relação às orientações que foram realizadas”, frisou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, ao ressaltar ainda que durante as ações de patrulhamento, as equipes retiram do circuito 23 objetos perfurocortantes (tesouras, estiletes, facas e espetos).