Guarda Municipal finaliza Operação Natal com balanço positivo e redução de ocorrências no Centro Histórico

Publicado: 09/01/24

Após um mês de operação na programação natalina, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem balanço positivo da Operação Natal com redução de 80% das ações delituosas e nenhum registro de ocorrências, no Centro Histórico. Ao todo, foram mais de 100 agentes atuando em todo o circuito natalino entre a Praça Castro Alves e o Santo Antônio Além do Carmo, onde estava instalada a programação de Natal.

Com ações de patrulhamento preventivo a pé, motorizado com viaturas e motocicletas, bem como as ações em apoio aos demais órgãos municipais e estaduais. Além do efetivo da operação especial, o Pelourinho também conta ainda com 70 guardas fixos e é monitorado em tempo real por mais de 50 câmeras, que são acompanhadas pelos agentes direto da Central de Videomonitoramento, na base da Guarda Municipal.

O Núcleo de Estatísticas da GCM contabilizou, no período de 06 de dezembro a 06 de janeiro, um total de 220 atendimentos realizados durante o evento, uma média de 6,9 registros por dia, em que 85,5% dos registros foram referente a Proteção do Espaço Público mostrando que as ações de patrulhamento preventivo, intensificações de rondas e de prevenção à violência apresentou resultados positivos, pois não houve registro de ocorrência de maior gravidade nesse período. A natureza dos atendimentos foi ações de prevenção, apoio ao cidadão, abordagem, averiguação, serviços especiais e apoio aos órgãos.

“Tivemos uma operação com muita tranquilidade e segurança, todos os visitantes e turistas se sentiram seguros em aproveitar a programação, no Centro Histórico. Não tivemos nenhum registro de ocorrências e identificamos ainda redução de 80% nas ações delituosas. Esse resultado é fruto de um trabalho intenso de toda a Guarda Municipal, que atua diariamente com muita dedicação, empenho e comprometimento nas ações, para propocionar bem estar e segurança a população”, afirma Maurício Lima, Diretor de Segurança Urbana e Prevenção a Violência da Guarda Municipal.

O Diretor da GCM lembrou ainda, que as equipes já estão com ações planejadas para o verão. “Estamos prontos e com o planejamento estratégico montado para todo o verão, bem como para o calendário de festas populares da nossa cidade, para que todos curtam e aproveitem com muita segurança. Além dos resultados positivos, a GCM também chega em 2024 de forma muito promissora e com diversos projetos para realizar, garantindo ainda mais suporte para a população”, detalhou Lima