Logo Prefeitura de Salvador

Guarda Municipal de Salvador promove curso de defesa pessoal para servidoras do TJ-BA 

Publicado: 24/05/23

Foto: Lucas Moura/Secom 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, por meio da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), realizou um curso de defesa pessoal destinado às servidoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O treinamento ocorreu na semana passada na sede da Guarda, na Avenida San Martin, e faz parte de um esforço conjunto para fortalecer a segurança e proteção das mulheres. 

O objetivo do curso foi capacitar as servidoras do TJ-BA em técnicas de autodefesa, visando promover a segurança pessoal e o bem-estar das participantes. Durante as aulas, foi apresentado conteúdo teórico e prático sobre defesa pessoal, com ênfase para a importância da prevenção e da autoproteção, mostrando como lidar com situações de risco.  

Além das aulas sobre defesa pessoal, conforme explicou o instrutor e guarda municipal Sidcley Silva, as participantes também receberam instruções sobre primeiros socorros. Essa abordagem ampla, de acordo com ele, visa fornecer às servidoras conhecimentos fundamentais para agir em casos de emergência, proporcionando uma resposta eficiente e adequada diante de situações que envolvam acidentes ou problemas de saúde.  

O coordenador da Cprev, James Azevedo, avaliou que a ação fortalece ainda mais o combate à violência contra as mulheres, permitindo que as cidadãs possam estar preparadas para poder se defender quando necessário. É o que também considera Patrícia Lemos, de 54 anos, uma das alunas presentes. Ela avaliou positivamente a experiência.  

“O curso foi bem estruturado. A palestra teórica de defesa foi muito interessante. Muito redondo. A parte de primeiros socorros, por exemplo, deveria ser ensinado em todas as escolas. A proposta que fica é que essa proposta se abra cada vez mais para a cidade. Após este curso, pretendo me aprofundar mais no assunto, além de buscar aulas de treinamento de artes marciais”, completou Patrícia. 

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content