Guarda municipal de Salvador lança livro sobre estratégias de comunicação para agentes

Publicado: 15/02/24

Um dos temas mais abordados da atualidade, a comunicação assertiva foi o tema do livro lançado pelo agente da Guarda Municipal de Salvador (GCM), Tiago Lopes. A publicação, intitulada “Comunicação Assertiva para Guardas Municipais”, tem o intuito de oferecer ferramentas e estratégias para aprimorar habilidades de comunicação no cotidiano dos agentes e está disponível na plataforma Uiclap (https://loja.uiclap.com/titulo/ua47801/).

O livro aborda temas como técnicas de comunicação verbal, resolução de conflitos e mediação de situações delicadas, apresentando estudos de caso e exemplos práticos para facilitar a compreensão e aplicação dos conceitos. O autor explicou que a ideia surgiu da vontade de compartilhar experiências, combinando situações cotidianas, aprendizados do curso de terapeuta emocional e componentes da comunicação não violenta.

“Comecei a amadurecer a proposta no final de 2022 e fui escrevendo a partir de situações do dia a dia. Foi algo trabalhoso, mas muito prazeroso. Desde quando comecei a instrução na Guarda Civil Municipal de Salvador, meu objetivo era esse, poder partilhar com os colegas um pouco desse conhecimento”, citou.

O Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, elogiou a importância do conhecimento sobre comunicação assertiva, ministrado por Lopes, durante o curso de formação da Guarda. “Entendemos a importância deste conhecimento para o dia a dia dos guardas civis”, exaltou.