Guarda Civil Municipal anuncia reforço na segurança do Centro Histórico

Publicado: 19/01/23

Visando reforçar as ações de segurança na região do Centro Histórico de Salvador, após diálogo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Guarda Civil Municipal transfere até o próximo dia 14 de fevereiro, toda equipe do Grupo Especial de Motociclista (GEM), que ficará incumbida de intensificar o patrulhamento preventivo na região.

Os agentes atuarão diariamente com o apoio de seis motos pelas ruas dos pelourinho, percorrendo regiões como Terreiro de Jesus, Casa de Jorge Amado, Santo Antônio Além do Carmo e Praça Castro Alves. “Pretendemos realizar esse apoio na segurança do Centro Histórico através da Operação Verão Azul, que já vem atendendo de modo satisfatório a orla da cidade”, afirmou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.

O Grupo Especial de Motociclista (GEM) conta com membros treinados e que realizam ações de rapidez e agilidade. Os agentes recebem capacitação continuada, já passando por treinamentos com a Polícia Militar, Forças Armadas e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com quem atua na Operação Cavalo de Aço, ao longo da BR 324. O GEM já atuou realizando diversas ações de escolta e comboio, na segurança de autoridades, circulação das vacinas, além de ações especializadas em apoio a órgãos públicos e da própria Guarda Civil Municipal.

A operação será oficialmente lançada amanhã (20), no Cruzeiro de São Francisco, às 07h, contando com a presença do Diretor de Gestão do Centro Histórico, Gegê Magalhães. “Diante do grande momento de visitação na cidade e da necessidade de ampliar as ações preventivas, a Guarda Civil seguirá dando sua contribuição para aumentar a sensação de segurança no Centro Histórico de Salvador”, afirmou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, que ressaltou que mesmo com o reforço através do GEM, o Grupo de Apoio ao Turista (GAT), segue realizando suas atividades na região.