Guarda Civil já recuperou mais de 100 documentos no carnaval

Publicado: 19/02/23

Na terceira noite de folia momesca, a Guarda Civil Municipal já contabilizou 134 documentos recuperados. Todos os itens encontrados são higienizados e depois a relação disponibilizada no site da instituição (www.gcm.salvador.ba.gov.br), para que possam ser recuperados.

Neste ano, a GCM disponibiliza três pontos para atender a demanda de cada circuito: Centro de Referência LGBT – Rio Vermelho/Ondina, para atender ao circuito Dodô, Estação da Lapa, para o circuito Osmar, e na Base do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho (circuito Batatinha). A lista, disponível no site, detalha o local para retirada de cada documento.

Durante as atividades preventivas, o órgão destaca ainda a identificação de quase 3 mil crianças, ao longo dos três principais circuitos. “É um trabalho extremamente relevante, pois em edições anteriores muitas crianças se perderam de seus responsáveis. Hoje, entendemos que muitos pais e responsáveis já saem de casa com seus filhos identificados, contudo estaremos atentos para a manutenção deste serviço de suma importância”, disse o Inspetor Geral, Marcelo Silva.

Atendimentos e Ocorrências

O Núcleo de Estatísticas da Guarda Civil contabilizou na última noite, 93 atendimentos e 10 ocorrências. Destaque para uma ação integrada com o Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), onde agentes da GCM acionaram prepostos do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), após um homem com mandado em aberto ter sido identificado pelo reconhecimento facial. O conduzido possuía ordem judicial expedida pela 1ª Vara Criminal e Júri e Execuções Penais de Simões Filho, por ter praticado ato de violência doméstica e familiar contra a mulher. “Estamos atentos ao carnaval, através dos diversos serviços que estão sendo prestados pela Guarda Civil Municipal. Um destes através das câmeras de videomonitoramento, com agentes nossos atuando no CICC e na nova Central da GCM, o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (CICOMV ), instalado na sede da Guarda Civil”, detalhou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.