Guarda Civil intensifica patrulhamento nas escolas municipais

Publicado: 14/04/23

Diante do pacote de medidas anunciado pela Prefeitura de Salvador, a Guarda Civil Municipal ampliou o monitoramento nos colégios municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo o diretor geral da GCM, Maurício Lima, esse acompanhamento, que já era de praxe nas atividades do órgão, será feito de maneira permanente em toda a rede de educação nos limites de competência da instituição, mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e trazendo tranquilidade para pais, alunos, professores e sociedade como um todo.

“Em virtude do enfrentamento da violência nas escolas, serão realizadas rondas sistêmicas, com patrulhamento executado por guardas em viaturas e motocicletas, e será ampliado o número de câmeras instaladas na cidade, com foco nos arredores das unidades de ensino. Utilizando-se de toda a estrutura do seu Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento, a GCM otimiza o trabalho dos agentes, agindo com rapidez e eficiência, oferecendo suporte em uma possível situação de crise”, enfatiza o inspetor geral da Guarda Civil, Marcelo Silva.

Além do serviço prestado extramuros, está sendo firmada também uma parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Educação, na qual servidores da GCM vão atuar internamente, nas salas de aula, tratando temáticas sensíveis, participando de ações educativas com o corpo discente e docente. Um dos objetivos é alinhar procedimentos com todos os envolvidos no ambiente escolar, desde a portaria, que é o primeiro filtro de acesso.

De forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local, a GCM também desenvolve atividades com crianças que moram próximo à sua base, na Avenida San Martin: alunos da Escola 15 de Outubro – que fica ao lado da sede da GCM – participam de aulas de capoeira e futevôlei, dentre outras.

As Guardas Civis Municipais trazem como princípios mínimos de atuação a proteção dos direitos humanos fundamentais e o compromisso com a evolução social da comunidade. Dessa forma, as medidas anunciadas pelo prefeito demonstram o que está descrito no Estatuto Geral das Guardas Municipais – lei 13.022/2014 – e corroboram com o que já vem sendo realizado nestes quase quinze anos da GCM Salvador.