Guarda Civil faz balanço do Festival da Virada 2023

Publicado: 02/01/23

Após cinco dias de evento, a Guarda Civil Municipal do Salvador, através do Núcleo de Estatística, contabilizou os números referentes ao Festival da Virada 2023. Ao longo dos dias foram registrados 2.317 atendimentos, o que representou um aumento em cerca de 219,6% em relação ao mesmo período do réveillon do ano 2020 (750). Desse total, 741 estão relacionados a patrulhamentos preventivos, 1.222 a abordagens preventivas e 354 a apoios aos órgãos que participaram do evento.

“No Festival tivemos o registro de 52 ocorrências, que estão relacionadas a algumas intervenções em situações de brigas, tentativas de roubos ou furtos, mandados de prisão em aberto, dentre outros. Apesar deste número, consideramos que a Festa foi tranquila e um passo importante para o retorno dos grandes eventos na cidade”, frisou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

Durante o evento, 1.704 crianças foram identificadas com pulseiras, visando ser um facilitador, caso essas se perdessem dos pais. “Está ação é de suma importância, visto a quantidade de pessoas que compareceram à Arena Daniela Mercury. Percebemos que muitos pais já chegaram ao evento com algum tipo de identificação na criança, o que nos leva a entender que já existe uma cultura em relação a esse cuidado”, relatou o Inspetor Geral da GCM Salvador, Marcelo Silva.

No Festival, 450 documentos foram recepcionados pela Guarda Civil, higienizados e catalogados, depois a relação disponibilizada no site da instituição (gcm.salvador.ba.gov.br), onde podem ser consultados e caso o nome encontrado, é possível realizar a retirada na sede da instituição, localizada na Avenida General San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.