Guarda Civil divulga balanço e tem o Festival da Virada 2024 como um dos mais tranquilos de Salvador

Publicado: 02/01/24

Após cinco dias de evento, a Guarda Civil Municipal divulga o balanço das ações no Festival da Virada 2024. As atividades preventivas foram ampliadas nessa edição, através do videomonitoramento, com apoio de 60 câmeras e drones, equipes de inteligência em campo, além da presença maciça de mais de 600 Guardas Civis, que desenvolveram ações preventivas por meio de patrulhas, identificação de crianças, coleta de documentos perdidos, dentre outros serviços.

“Atuamos em diversas frentes, garantindo apoio aos órgãos públicos, como a Semop, que cuida da organização dos ambulantes, a Semob, que atua com o transporte e mobilidade, a Transalvador com o trânsito, a SPMJ com ações de proteção para as crianças e mulheres, a Sempre, promovendo a acessibilidade, e vários outros serviços. Tudo isso colabora para o grande sucesso que foi o evento”, detalhou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, ao comemorar os números que foram um dos melhores dos últimos festivais.
De acordo com os dados coletados pelo Núcleo de Estatísticas da GCM, através de informações do Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv), 423 atendimentos foram registrados, 259 destes relacionados diretamente a apoios aos diversos órgãos presentes no evento, representando 61,2% do total, sendo contabilizados ainda 853 patrulhamentos preventivos e 542 abordagem preventivas. “Registramos no Festival da Virada 2024 apenas 35 ocorrências, o que representou uma redução em cerca de 32,7% em relação ao ano passado, quando tivemos 52. Sendo importante frisar que esse números não foram de ocorrências graves”, comemorou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, ao frisar o grande trabalho desenvolvido pelas equipes da Guarda Civil.

Outro ponto de atuação da GCM no Festival foi a identificação de crianças, que teve seu trabalho ampliado, gerando um aumento de 75,5% em relação ao ano passado. “Identificamos exatamente 2.990 crianças. Este é um serviço de suma importância para garantir a resolução breve em relação a menores que se perdem de seus responsáveis. Os pais já criaram essa cultura e ao chegar no evento nos procuraram e fizeram questão de pegar fila para manterem os menores identificados”, disse o Coordenador de Ações de Prevenção à Violência, James Azevedo.

Documentos Perdidos

Equipes da Guarda Civil catalogaram um total de 380 documentos e pertences pessoais, representando uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (450). A lista com os documentos estará disponível no site da GCM (www.gcm.salvador.ba.gov.br) e a devolução será realizada na sede do órgão, na Avenida General San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quarta-feira (03), das 09 às 16 horas. Para a devolução será necessário a apresentação de um outro documento oficial com foto ou o boletim de ocorrências.