Guarda Civil divulga balanço de 2022

Publicado: 16/01/23

Em 2022, milhares de ações preventivas foram realizadas pela Guarda Civil Municipal de Salvador, conforme aponta o relatório da instituição produzido pelo Núcleo de Estatística.

Ao longo de todo ano foram contabilizados 15.487 atendimentos, representando um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano de 2021, quando foram registrados 14.997 atendimentos. Os números estão relacionados a ações em apoio aos órgãos públicos, atividades e ações preventivas, proteção de equipamentos públicos, dentre outros. “Através do nosso Núcleo de Estatísticas, pudemos mensurar que a cada 34 minutos houve um atendimento ao cidadão. Número que a cada ano estamos reduzindo, representando a maior presença da Guarda Civil Municipal de Salvador no dia a dia da cidade”, afirmou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.

OCORRÊNCIAS

Ainda no ano de 2022, a Guarda Civil computou 667 ocorrências, representando uma média de aproximadamente 55,6 registros por mês, tendo o mês de abril o maior número de registros (15,1% do total) e o mês de junho o menor, com cerca de apenas 5,5%. O Núcleo de Estatísticas aferiu ainda que, a maior parte das ocorrências aconteceram no período diurno (430), e no período noturno, com menor número, 237 registros. “Nosso maior número de ocorrências está relacionado às ações de furto e/ou queima de fios de cobre, 91 exatamente. Tudo isso reflexo da intensificação do patrulhamento preventivo e da criação do WhatsApp para denúncias (71 99623-4955), que nos levou a flagrar tantas ações”, detalhou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, que ainda explicou que outras ocorrências como roubo, recuperação de veículos, depredação do patrimônio, violência doméstica, acidentes de trânsito, ameaças, dentre outros, também foram registradas.

Ao longo de todo ano, diversas ações foram realizadas, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência, voltadas para crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, público LGBTQIA+, sendo algumas destas em parceria com o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio – NEF, coordenado pela SPMJ, SEMUR, Fundação Cidade Mãe e Codesal, com a realização de aulas de capoeira, boxe, futevôlei, slackline, defesa pessoal, primeiros socorros, dentre outras, contemplando mais de 1000 pessoas.

Em preocupação com o bem-estar social e mental, foram também desenvolvidas ações em parceria com o Projeto Borboletas, que realizou mais de 2 mil atendimentos no último ano, além de realizar visitas em escolas, para conscientização dos alunos sobre violências, inteligência emocional e saúde mental.

Outras ações multidisciplinares, em parcerias com órgãos públicos, foram realizadas, além de apresentações da Banda de Música da GCM, em hospitais, instituições públicas e de cunho social, buscando levar alegria e entretenimento.

RESGATE DE ANIMAIS SILVESTRES

No último ano, a Guarda Civil, através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), resgatou 1.439 animais silvestres na cidade de Salvador. Sendo o maior número de serpentes, em especial as jiboias, que se adaptam bem a vida urbana. Demandas de depredação do patrimônio, resgate de animais silvestres e roubos de fios, são atendidos pela Guarda Civil Municipal de Salvador, através do telefone 71 – 3202-5312.