Logo Prefeitura de Salvador

Gepa promove palestra de educação ambiental em escola de Salvador   

Publicado: 26/04/23

O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Municipal de Salvador (GCM), proporcionou nesta quarta-feira (26) uma atividade educativa com 200 alunos, entre 2 e 11 anos, da Escola Educando com Amor, no bairro de Pernambués. Utilizando exposições com animais empalhados e espécies da fauna, a exemplo de cobras não peçonhentas, o intuito é conscientizar as crianças sobre o respeito ao meio ambiente. 

De acordo com o Supervisor do Gepa, Robson Pires, essa ação ocorre nas escolas municipais e privadas da capital baiana há quatro anos. “O nosso principal objetivo com essas palestras é chamar atenção dessas crianças, que são o futuro do nosso país, em proteger nosso ambiente, principalmente a nossa fauna”, afirmou. 

A diretora pedagógica da escola, Aline Bonfim, ressaltou a importância da atividade para enriquecer o conhecimento das crianças sobre as ações de respeito aos animais. “Essa parceria do grupo especial da GCM nas escolas é essencial para esse primeiro contato com o tema, chamando a atenção para o fato de que os animais também fazem parte do ambiente que vivemos”. 

Os alunos ficaram encantados e curiosos com as informações transmitidas pelo Gepa. Para Gabriela Amorim, de 11 anos, foi interessante saber que não é recomendado levar para casa qualquer animal, seja doméstico ou não, sem orientação prévia sobre os cuidados com ele ou mesmo se pode ser criado dentro da residência. “O animal pode até acabar morrendo”, pontuou a estudante, que prometeu compartilhar as informações com os familiares e amigos. 

Palestras – O Gepa conta com 42 agentes capacitados nas áreas de resgate, fiscalização e educação ambiental. No caso das palestras, as instituições de ensino que tiverem interesse podem fazer a solicitação através do e-mail gabinete.gms@ salvador. ba. gov. br .   

Em caso de denúncias ou solicitar algum resgate do animal silvestre, a população deve entrar em contato com a Central de Operação da GCM, que funciona pelo telefone (71) 3202-5323 ou 5343. 

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content