GEPA é acionado após peixe-boi ser avistado em praia de Itapuã

Publicado: 18/11/22

Reintroduzido em seu habitat natural no ano de 2012, o peixe-boi-marinho “TUPÔ foi avistado hoje por volta das 7 horas da manhã, em frente a sereia de Itapuã. Imediatamente, equipes do Salvamar que estavam de serviço no local acionaram a Guarda Civil Municipal, que por sua vez enviou uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), especializada em resgate de animais silvestres.

Extinto do litoral da Bahia, o peixe-boi-marinho “(Trichechus manatus) é um mamífero aquático da ordem Sirenia que pode chegar a pesar 800 kg e a medir até 4 metros. Apesar de toda a robustez, é um animal herbívoro, que se alimenta de capim-agulha e vegetação aquática. Como todo mamífero, sua respiração é pulmonar. Em um ambiente saudável, livre de ameaças, o peixe-boi pode viver até os 60 anos.

No Brasil, infelizmente, a espécie está em perigo de extinção. TUPÃ foi resgatado ainda filhote em 2005 e levado para o Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá (PE), onde permaneceu por seis anos em processo de reabilitação. Em 2011, o animal foi transferido para o cativeiro em ambiente natural localizado em Porto de Pedras (AL) e em 2012 foi reintroduzido na natureza, no litoral alagoano.

Segundo o Comandante de GEPA, Robson Pires, a aproximação, o toque e a oferta de alimentos podem causar uma dependência dos animais a estas ocasiões e trazer dificuldades para a adaptação deles à vida livre. Além disso, existem doenças que podem ser veiculadas nestes contatos, tanto das pessoas para os peixes-bois, como vice-versa. “A Guarda Municipal de Salvador pede a colaboração de todos (moradores, turistas, banhistas, pescadores) para não tocar, não alimentar e nem fornecer bebida aos animais. Caso alguém encontre um peixe-boi-marinho, o melhor a fazer é manter distância, respeitando a área de uso do animal, e apenas admirá-lo de longe. Se o peixe-boi estiver em perigo, machucado ou encalhado, deve entrar em contato com a GCM pelo número 71 32025312“, afirmou.