GCM Salvador realiza curso ambiental para Guarda de Esplanada

Publicado: 31/01/23

Em continuidade ao programa de formação de unidades ambientais das GCMs do interior da Bahia, o Grupo Especial de Proteção Ambiental da GCM Salvador (GEPA) está durante toda esta semana realizando curso de formação de agentes ambientais na GCM de Esplanada.

Localizada a cerca de 170 km de Salvador, esse município conta com cerca de 37.000 habitantes e com extensa zona rural e inclusive com área de praia na região de Baixios, pertencente ao ecossistema costeiro marinho. Um dos mais ricos em termos de mega diversidade.

A Guarda Civil Municipal de Esplanada conta hoje com cerca de 150 agentes e vai selecionar aqueles que tem aptidão para trabalhar com a proteção do meio ambiente. O curso, que possui uma carga horária de 40 horas, aborda temas como ecologia, sistema de unidades de conservação, licenciamento ambiental, o papel da GCM na proteção do meio ambiente, legislação ambiental brasileira, além do curso de resgate de animais silvestres.

Segundo o supervisor do GEPA, Robson Pires, o objetivo da GCM de Salvador é difundir e sensibilizar as GCMs do interior da Bahia quanto a importância da proteção do meio ambiente e o papel da guarda municipal nesse processo. “O modelo de policiamento que as GCMs praticam é baseado na prevenção de ilícitos e na questão de danos ao meio ambiente. Trabalhamos para isso não acontecer, pois os danos ao meio ambiente são irreversíveis, por isso a atuação das GCMs na proteção do meio ambiente é tão importante. Quanto mais GCMs aderirem a essa ideia, mais forte será essa rede de proteção ambiental em nosso estado, e nada melhor quem estar junto do cidadão para entender e resolver da melhor maneira possível os problemas que o meio ambiente enfrenta”, concluiu Pires.