GCM e Semop já retiraram 183 armas brancas dos circuitos do Carnaval

Publicado: 21/02/23

Na quinta noite de evento, a Guarda Civil Municipal de Salvador, através do Núcleo de Estatísticas (Nest), contabilizou 92 atendimentos e 08 ocorrências. O órgão, que mantém foco nas ações preventivas, atuou na intensificação das ações de fiscalização com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recolhendo até o momento 183 objetos com potencial de arma branca. “Entendemos que materiais como estes podem ser utilizados em brigas e causar grandes prejuízos. Por isso existe um cuidado muito grande nas ações de fiscalização junto à Semop, pois mesmo com todas as orientação, algumas pessoas ainda levam aos circuitos materiais com grande potencial lesivo”, pontuou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, ao explicar que entre os itens recolhidos estão facas, tesouras, estiletes, facões, espetinhos, dentre outros.

Segundo o Nest, a GCM realizou na última noite 2.513 identificação, totalizando até agora 11.435 crianças que receberam a pulseirinha. A Guarda Civil recuperou ainda 177 documentos, que podem ser retirados em um dos três postos montados para atender aos circuitos. A lista com a relação e o endereço dos locais, podem ser encontrados no site (www.gcm.salvador.ba.gov.br). “Estamos felizes com a pouca quantidade de documentos perdidos até agora. Tudo isso é reflexos das ações de conscientização realizada pela Guarda Civil, desde o Festival da Virada”, afirmou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.