GCM capacita agentes para atuação em patrulhas escolares no município

Publicado: 03/05/23

Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas de Salvador, a Guarda Civil Municipal (GCM), através da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), está promovendo uma série de capacitações para os agentes atuarem no patrulhamento escolar. Nesta quarta-feira (3), a primeira turma, sob o comando do guarda municipal Ubirajara Azevedo, participou da atividade na sede da instituição, na Avenida San Martin.

De acordo com o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a capacitação é importante para a operação, já formalizada através de decreto no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (3), com o nome de Rondas de Patrulhamento Preventivo no Ambiente Escolar. “Recebemos dez novas viaturas para auxiliar nesta operação de patrulhamento das 430 unidades escolares do município. Todos estão sendo capacitados neste momento para que cheguem no ambiente escolar sabendo o que é necessário para atuar”.

Para Azevedo, a atividade é fundamental para assegurar um ambiente seguro e propício ao aprendizado. “O operador de patrulha escolar é responsável por realizar rondas periódicas na escola, identificando e prevenindo situações de violência, vandalismo e outras ocorrências que podem colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar em geral”, declarou.

O curso atende a 40 guardas por turma, com duração de 40h de aulas e, no último dia, é realizado um estágio em patrulhas nas escolas. A capacitação também prepara o guarda municipal para atuar em situações de emergência, como incêndios, desastres naturais e outras eventualidades, que podem ocorrer no ambiente escolar. “Investir na formação de operadores de patrulha escolar é essencial para garantir a segurança e tranquilidade dos alunos e profissionais da educação, além de contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem”, completa o instrutor.

Lotado no Grupamento de Operações Especiais (GOE), o agente Rodrigo Ávila já participou de rondas preventivas nas escolas e sentiu a necessidade de se aperfeiçoar no tema. “Na semana passada tivemos essa intensificação das rondas e percebemos a carência da população no quesito segurança. Em uma das escolas, a frequência pela manhã estava abaixo do esperado, e após o diretor registrar nossa presença, mostrando que estávamos lá, preservando a integridade de todos, no turno da tarde a frequência dobrou. Acredito que essa capacitação causará um impacto maior na sociedade, principalmente nossos alunos, nossas crianças, o futuro da nossa nação”, avaliou.