Logo Prefeitura de Salvador

Festival Virada Salvador terá efetivo de 550 agentes da Guarda Municipal  

Publicado: 27/12/22

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

Para garantir a segurança do Festival Virada Salvador 2023, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai disponibilizar um efetivo diário de 550 agentes para atuação na Arena Daniela Mercury e entorno, na Boca do Rio. Durante os cinco dias de shows, será realizado o patrulhamento preventivo na área do evento, para evitar brigas e roubos. 

Além disso, a GCM dará apoio ao monitoramento da festa, com a observação de câmeras instaladas pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) e apoio também às operações de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), ao ordenamento público, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e ao embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

Identificação de crianças – Outra frente importante de atuação da GCM é a identificação de crianças. Agentes da guarda farão a abordagem, logo na entrada do evento, com a distribuição de pulseiras de identificação, que serão preenchidas com o nome da criança ou do adolescente e com o número de contato do responsável para que os menores sejam facilmente identificados e devolvidos aos pais e responsáveis em caso de perda. Na última edição do Festival Virada Salvador, em 2019, cerca de 12 mil crianças foram identificadas. 

Devolução de documentos – Uma base de apoio também será instalada no local do evento, onde será catalogada toda a documentação perdida, a exemplo de cartões de banco e documentos de identificação, para que as pessoas possam recuperá-la. 

“Serão diversos serviços prestados pela guarda, mas principalmente o suporte à segurança de todos aqueles que estiverem na Arena Daniela Mercury curtindo os shows. Com toda essa estrutura, esperamos que tenhamos dias tranquilos de uma festa belíssima, como foi nas últimas edições, e que seja o maior sucesso esse ano”, afirma o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima. 

Segurança pública – A segurança do evento contará também com a atuação de equipes da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Assim como ocorreu na edição anterior, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai instalar sistema de reconhecimento facial e portais de abordagens. A SSP vai monitorar as entradas e também pontos sensíveis da festa, utilizando Plataforma de Observação Elevada e câmeras de reconhecimento facial, com o objetivo de capturar foragidos da justiça. 

Nas entradas, os foliões passarão pelos portais de abordagem, operados por guarnições da Polícia Militar. Nos equipamentos, baianos e turistas serão revistados. Não será permitido acesso com qualquer tipo de objeto que possa causar perfuração. 

Um Posto Integrado e o ônibus da Polícia Civil estarão posicionados dentro da Arena Daniela Mercury para o registro de ocorrências e autuações em flagrantes. Além disso, equipes com delegados, escrivães e investigadores atenderão aos baianos e turistas. Os foliões poderão utilizar também a Delegacia Virtual (https:// delegaciavirtual. sinesp. gov. br /portal /comunicacaofato /ba /orientacoes) para prestar queixa durante o evento. 

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content