Festival da Virada 2024: Intensificação das ações preventivas mantém números de ocorrências abaixo do ano passado

Publicado: 30/12/23

O Núcleo de Estatísticas da Guarda Civil Municipal de Salvador contabilizou mais uma noite de atividades tranquilas no Festival da Virada. Os dados registrados pelo Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv), a partir da comunicação das patrulhas que atuam na Arena Daniela Mercury, bem como demais equipes que desenvolvem as atividades realizadas pela GCM no evento, demonstram a eficiência das ações.

Na segunda noite de Festival foram computados 72 atendimentos, destes 49 foram apoios aos diversos órgãos municipais presentes, 203 ações de patrulhamento preventivo, um crescimento de 26,9% em relação a noite anterior (160), e 168 abordagem preventivas, um aumento de 48,7% (113) em relação a noite anterior. “Registramos 08 ocorrências na noite de ontem, sendo 03 desacatos, 02 furtos, 01 encaminhamento de foragido, 01 desobediência e 01 vias de fato, o que representou uma redução de 20% em relação a segunda noite do ano passado. Os resultados demonstram o reflexo da ampliação das nossas atividades, que vão desde o monitoramento da festa por câmeras, drones e equipes de inteligência acompanhando todo o evento”, afirmou o Inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva.

Para o Diretor de Segurança Urbana, Maurício Lima, as diversas atividades desenvolvidas pela Guarda Civil no Festival da Virada contribuem significativamente com o grande sucesso que vem sendo o evento. “Nossa preocupação começa desde a garantia da execução das atividades de outros órgãos, dentro e fora da arena, além do cuidado com a população quando realizamos a identificação de crianças, devolução de documentos perdidos e reforço na segurança com as ações preventivas, através de patrulhamento”, detalhou Lima, ao explicar que já foram catalogados 46 documentos e a identificação de 564 crianças.