Cerca de 1.100 Guardas Civis atuarão no Carnaval de Salvador

Publicado: 15/02/23

Após dois anos sem a realização do Carnaval, a Guarda Civil Municipal de Salvador está pronta para retomar sua atuação no evento. Com cerca de 1.100 agentes, a instituição atuará em diversas frentes: na proteção ao patrimônio público, patrulhamento preventivo e garantia da execução de serviços públicos, assim como no apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, como Semop, Transalvador, Semob, Saltur, Sedur, Sempre, Semur, SPMJ, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.

A GCM contará com ações de monitoramento, em áreas cobertas por câmeras, dentro e fora do circuito, para proteger as praças e logradouros da cidade, através do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento. Localizado na sede da Guarda Civil, o CICOMV começa a funcionar neste carnaval, aliando força humana e tecnologia, a serviço do cidadão.

Prevenção à Violência

A Guarda Civil vai promover diversas atividades, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), realizando a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, cautela de documentos perdidos pelos foliões, e apresentações itinerantes com a Banda de Música da GCM em abrigos e nos espaços do “Camarote Acessível”.

A atuação da Cprev engloba ainda a parceria com o Comitê de Combate de Exploração Sexual e Trabalho Infantil em Grandes Eventos; o trabalho em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no enfrentamento à violência contra a mulher; assim como ações junto à Secretaria Municipal da Reparação, no Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher.

Destaque no Carnaval

Neste ano, a GCM atuará com duas novidades: a operação “Pipoca de Boa”, que contará com a presença de agentes descaracterizados, observando e realizando intervenções em comportamentos violentos e práticas de violência contra as mulheres. Já a outra operação, de cunho preventivo, formada a partir de uma parceria com a “Comissão dos Taxistas”, visa gerar mais segurança para as crianças. “Nosso objetivo, através dessa parceria com a Guarda Civil Municipal, é o de colaborar para a segurança das nossas crianças, realizando a identificação destas que usarem o transporte com os taxistas”, detalhou João Adorno, representante da categoria.

Marcelo Silva, Inspetor Geral da GCM corrobora a parceria: “Nessas ações, contaremos ainda com a colaboração dos taxistas para o recolhimento de documentos perdidos. Quem encontrar qualquer item destes, poderá entregar aos agentes da GCM ou a um taxista”, afirma. Ele explica que todo o material encontrado é higienizado, catalogado, e a lista com o nome dos titulares é divulgada no site da instituição (www.gcm.salvador.ba.gov.br). Os documentos serão entregues em três pontos: “Centro de Referência LGBT – Rio Vermelho/ Ondina”, Estação de Transbordo Nova Lapa e na Base do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho.

De acordo com o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, todas as ações da Guarda Civil foram ampliadas para garantir maior prestação de serviços à população. “No carnaval de 2023, estaremos desenvolvendo diversas atividades operacionais e preventivas, com o intuito de colaborar para uma maior fiscalização, assim como situações de enfrentamento às diversas formas de violências contra minorias e grupos vulneráveis. Será o maior Carnaval de todos os tempos”, declarou Lima.