70 tartarugas são resgatadas pela Guarda Civil na Orla

Publicado: 20/01/23

Na madrugada de hoje (20), uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GEPA/GCM) trafegava na região da Avenida Octávio Mangabeira, bairro de Patamares, quando se deparou com várias tartarugas marinhas deslocando-se pelo asfalto da Avenida.

De imediato, a equipe recolheu cerca de 70 filhotes para que não fossem atropelados. Os animais, que estão em segurança, serão encaminhados pela Guarda Civil para o Projeto Tamar. “Por possuir mais de 70 km de costa marítima, com baías de águas calmas, recebemos anualmente centenas de tartarugas marinhas, entre cinco e sete espécies conhecidas. Esses animais desovam em nossas praias e devido a iluminação artificial faz com que os filhotes ao nascer, ao invés de irem para o mar, se dirijam para o lado contrário, atraídos pela luz”, detalhou o Supervisor do GEPA, Robson Pires.

Caso o cidadão se depare com qualquer animal silvestre, deve entrar em contato com a GCM, através do número 71 3202-5312.