Mais 129 ovos de tartaruga-marinha são resgatados pela Guarda Civil Municipal

Publicado: 29/03/23

Na véspera do aniversário de 474 anos de Salvador, a Guarda Civil Municipal teve a grata surpresa de realizar mais um resgate de ovos de tartaruga-marinha na Pituba. Populares que andavam pela praia informaram à Central de Operações da GCM que uma tartaruga estava desovando próximo à igreja Nossa Senhora da Luz. Imediatamente uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) deslocou-se até o local e recolheu 129 ovos, que foram entregues ao Projeto Tamar.

Segundo o supervisor do GEPA, Robson Pires, possivelmente a ninhada é da mesma tartaruga-marinha que desovou faz duas semanas, naquela região. Ele afirma que é comum que as tartarugas venham desovar onde nasceram. “Trata-se de uma ‘tartaruga de pente’, espécie que está na lista de animais em extinção devido a seu casco ser usado para fazer bijuterias e adornos”, concluiu Pires.