Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram de uma capacitação sobre a violência doméstica contra a mulher. O encontro, realizado nesta terça-feira (13), contou com a presença da Secretária de Políticas das Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos, do Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Mauricio Lima, e o Inspetor Geral da GCM, Alysson Carvalho, que estiveram na base da GCM, na Av San Martin, para um bate papo sobre a Lei Maria da Penha, discutindo temas do cotidiano como violência física, psicológica e moral, além dos cuidados e a forma de como receber uma mulher que sofreu com esse problema que afeta tantas famílias.

"Hoje tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e entender um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha e todos os procedimentos que podem ser aplicados em casos de violência contra a mulher, para que nós, enquanto agentes de segurança pública, possamos desempenhar nosso papel, auxiliando vítimas de violência contra a mulher”, explica o Inspetor Geral, Alysson Carvalho.

De acordo com o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a capacitação dos agentes é ponto essencial para o sucesso do atendimento. "É importante capacitar os Guardas Civis e prepará-los cada vez mais, para que em alguma necessidade de apoio a uma mulher vítima de violência, o GCM possa agir de maneira rápida e equilibrada", destaca Lima.

Para a Secretária Rogéria Santos, a parceria entre os órgãos reflete diretamente no atendimento ao cidadão. “Estaremos disponibilizando 50 vagas para a Guarda Civil Municipal, no seminário de capacitação em homenagem a Lei Maria da Penha, selecionando principalmente agentes que estão diariamente em contato com a população”, frisou a Secretária.

A capacitação iniciada às 8 horas de hoje, segue até às 17 horas, na sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin.