Hoje (27), aconteceu o seminário Desafios e Perspectivas para o Fortalecimento do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), no hotel Mercury. O evento foi promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE-BA), tendo como tema central os avanços, desafios e oportunidades para com o sistema.

Na oportunidade, a Guarda Civil Municipal foi representada por agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), onde também estiveram presentes convidados e autoridades responsáveis pela proteção ambiental de todo o Brasil. No período da manhã o tema proposto foi a evolução do SNUC, o uso da tecnologia na informação, com a presença da Cristina Seixas, coordenadora do CEAMA, Mariana Pereira, coordenadora do MMA, e Sylvia Mitraud, PhD do IPAM.

Já durante a tarde, o tema proposto foi a compensação ambiental, desafios, mecanismos e destinação dos recursos, tendo como palestrantes Silvana Canuto, diretora do ICMBio, Daniel Otaviano, procurador chefe do ICMBio e Ivana Pirajá, procuradora do MPE-BA. Na segunda etapa, a discussão foi em torno do uso público e na execução do fundo ambiental, experiências federais e perspectivas no uso nas unidades estaduais e municipais.  “É muito importante para a GCM estar envolvida nas discussões e ações que dizem respeito ao meio ambiente, pois a legislação é muito dinâmica e temos que acompanhar estas mudanças, além de ouvir as experiências de outros órgãos públicos nas diversas esferas de governo para estarmos sempre atualizados”, afirmou o supervisor do Gepa, Robson Pires.