0
0
0
s2sdefault

Iniciada desde o dia 9 de julho, a castração gratuita de cães e gatos está sendo realizada na sede da Guarda Civil Municipal, através do serviço itinerante de esterilização animal – Castramóvel 

Instalada na sede da Guarda Civil Municipal, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o serviço de castração já realizou cerca de 1.400 atendimentos. “Temos na Guarda Civil um dos pontos de maior procura do serviço, desde 2014. Atendemos uma média de 450 pessoas por mês, na sede da GCM este número subiu para 750, o que nos levou a prorrogar o atendimento até o próximo dia 31 de agosto”, frisou o Chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva, Aroldo Carneiro. 

Para o Administrador do CCZ, Armando Mariano, a localização com acesso favorecido, segurança e estrutura fornecida contribuiu para o grande sucesso do serviço. “As pessoas vêm nas instalações da Guarda um lugar com uma boa acessibilidade, segurança, estrutura contra chuva e sol, além de um bom atendimento”, disse. “Saí de Pirajá para trazer a minha cadela Lilica para ser castrada. A estrutura e localização do local com certeza favoreceram para que eu estivesse aqui”, relatou um dos usuários do serviço, Omar Maia. 

Segundo o Gerente Financeiro, Ricardo Braz, a ação é fruto de uma integração que inicialmente fez parte das comemorações do aniversário de 10 anos da Guarda Civil de Salvador. “Nessas e em outras ações integradas, a população ganha muito com isso. O grande sucesso da atividade se deve ao planejamento antecipado do evento, possibilitando oferecer todo o conforto necessário à população”, detalhou ao explicar a preocupação da CCZ e Guarda Civil com a organização da atividade.Para realização do procedimento, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal. O horário de atendimento é das 8h às 12h, onde são distribuídas 100 fichas para o atendimento. Cada pessoa pode levar até três animais. Nas terças e segundas-feiras, os profissionais realizam a triagem dos animais. Já as cirurgias são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras. O atendimento na Guarda Civil Municipal segue até a próxima sexta-feira (31).

Fale Conosco

Enviando...