A Guarda Civil Municipal de Salvador designou um efetivo de 210 agentes para apoiar a comemoração da Independência da Bahia, nas diversas atividades envolvidas nos festejos. Os guardas civis foram solicitados por órgãos e entidades do poder público para atuar preventivamente, na proteção do patrimônio público, garantia dos serviços e ordem pública, além da integridade física dos servidores envolvidos.

Distribuídos por eventos entre os dias 1 e 5 de julho, os agentes apoiam a recepção do “Fogo Simbólico” (Largo de Pirajá), a Cerimônia em apoio ao General Labatut (Pirajá), a segurança ininterrupta da Praça Campo Grande, da comitiva da Prefeitura e dos carros dos caboclos, e a organização dos festejos com agentes por todo o trajeto. Conforme em todos os anos desde sua fundação, em 2008, a corporação também desfilará no Cortejo Cívico do Dois de Julho.