Na tarde de ontem (22), representando a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS), o Supervisor Robson Pires, responsável pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), esteve presente no lançamento oficial do documentário E Agora? O tráfico de animais silvestres no Brasil, promovido pela Polícia Rodoviária Federal.

Na oportunidade, foi realizada uma mesa de debates com os diversos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental na Bahia, dentre estes a Guarda Civil Municipal de Salvador, Ibama, Inema, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, além do Ministério Público Estadual e representantes da Sociedade Civil. 

Durante o evento, foram realizadas discussões sobre a implementação de ações para o ano de 2018, com a participação dos diversos órgãos que compõe o sistema de fiscalização ambiental. “A Guarda Civil tem contribuído cada vez mais com a sociedade soteropolitana no campo de ações ambientais, não resumindo se isso apenas às ações de captura e resgate de animais silvestres, mas bem como em ações de coleta de animais mortos, colaborando com a identificação e controle de problemas que impactam na saúde pública, além de diversas ações de fiscalização em parceria com outros órgãos”, destacou o Supervisor Robson Pires, a explicar a necessidade de criação de um grupo de trabalho, a exemplo do que já acontece nas ações de fiscalização que acontecem na Bacia Joanes/Ipitanga, onde vários órgãos se uniram para combater os diversos tipos de crimes ambientais cometidos na região. 

O evento que durou cerca de 7 horas, foi finalizado com o compromisso dos órgãos participantes em criarem um grupo de trabalho, com objetivo de intensificar o combate do tráfico de animais silvestres. “Temos cerca de 50 agentes no GEPA, preparados e engajados para atuarem nas ações de combate ao tráfico de animais silvestres em Salvador. Estaremos dando a nossa colaboração para que a fauna silvestre do município seja preservada e as leis sejam cumpridas”, disse o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Alysson Carvalho. 

Fale Conosco

Enviando...