Para aprimorar o desempenho da corporação, a Guarda Civil Municipal (GCM) oferece treinamentos regulares aos seus 1.230 agentes. No primeiro semestre desse ano, 671 agentes já passaram por algum tipo de treinamento ou capacitação que complementam as ações de rotina dos guardas. O mais recente deles é o de Nivelamento Tático Operacional, iniciado desde a última segunda-feira (31), que tem por objetivo aprimorar os procedimentos operacionais de rotina e preparar o guarda para lidar com ações extraordinárias.
 
Ao todo, 80 agentes dos Grupamentos de Rondas da Capital (Rondac) e Especial de Motociclistas (GEM) estão sendo treinados na sede do órgão, na Avenida San Martin. O curso tem duração de 24 horas e ocorre nos dias 31 de julho, 2, 7 e 9 de agosto. Além disso, um treinamento de Manutenção de Armamento, está sendo realizado até quinta-feira (03) em parceria com o Exército Brasileiro, na Boa Viagem – Cidade Baixa.
 
Por meio de oficinas, palestras e cursos de Educação à Distância, a GCM, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (GCM), recebe orientações importantes, e às vezes, complementares ao exercício da segurança e proteção dos patrimônios públicos. "O guarda preparado e alinhado às mais variadas temáticas do seu serviço executará corretamente os procedimentos necessários, evitando a ocorrência de falhas e se preparando para garantir um serviço de excelência", explica a gerente de Desenvolvimento da Guarda, Elza Carolina. 
 
Temas abordados – Os treinamentos e capacitações abordam temas como deslocamento em grupo, segurança e proteção de autoridades e gerenciamento de crise. Também são oferecidas qualificações direcionadas a alguns grupos, como a de Língua Estrangeira – inglês e espanhol – e noções de cultura local e receptividade para o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT). 
 
Na mesma linha, o Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) recebe qualificação para atuar no resgate, identificação e soltura de animais como tartarugas – neste caso, junto ao Projeto Tamar. O Gepa também é orientado periodicamente sobre como atuar com  animais peçonhentos.
 
Cronograma – O próximo treinamento sobre Escolta, Segurança e Comboio está programado para ocorrer no dia 10 de agosto e terá duração de 24 horas. Os agentes serão orientados a fazer o transporte de equipamentos, como armamento, em segurança, além de como se deslocar em grupo.