Dando continuidade as ações de ordenamento do comércio informal e combate a poluição sonora na capital baiana, a Prefeitura de Salvador realiza desde a noite da última sexta-feira (21) no bairro do Rio Vermelho, uma operação coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da 12° CIA da Polícia Militar.

O objetivo da ação, que segue até a madrugada desta segunda-feira (25), é coibir a prática do mau uso dos espaços públicos, bem como fiscalizar equipamentos e produtos comercializados em desacordo às normas estabelecidas em decreto municipal.

De acordo com o titular da Semop, Marcus Passos, as operações ocorrem em diferentes áreas da cidade atendendo às diversas reclamações por parte da população. “Os espaços públicos são de todos e para todos, por isso a Prefeitura não permitirá que a desordem seja instalada por uma minoria, que insiste em descumprir a lei, seja praticando a venda irregular de produtos ou abusando dos limites sonoros. É preciso que haja uma maior consciência cidadã do soteropolitano, sabendo onde termina o direito individual e começa o coletivo”, afirma o Secretário de Ordem Pública Marcus Passos.

Na noite da sexta-feira (21), agentes da Semop e do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Civil (GOE), com o apoio da Polícia Militar, apreenderam equipamentos sonoros utilizados durante um “paredão”, na região da Estrada Velha do Aeroporto. Já durante a operação no bairro do Rio Vermelho, realizada até a madrugada de hoje (23), foram apreendidos equipamentos e bebidas comercializadas irregularmente.