Na manhã de ontem (22), 60 agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador participaram do Curso de Gerenciamento e Negociação em Crises, ministrados pelo Departamento de Polícia Federal, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

 

O curso, que possui carga horária de 20 horas, foi organizado pela Gerência de Desenvolvimento humano, através do Centro de Formação, tendo como objetivo central possibilitar aos Guardas Civis conhecimentos e as habilidades necessárias para planejar, implementar e administrar as políticas de gerenciamento de crises. “O curso vai permitir ao operador de segurança pública do município, administrar ocorrências decorrentes de crises minimizando assim seus efeitos e conduzindo a assertividade na atuação da GCM”, pontuou a Gerente de Desenvolvimento, Elza Carolina.

 

Segundo o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, o curso é reflexo de uma parceria com o Departamento de Polícia Federal e só tem a somar ainda mais com o desenvolvimento da Guarda Civil. “Toda a capacitação destinada aos nossos servidores será válida, principalmente quando ministrada por órgãos com grandes referências no país, como é o caso da Polícia Federal”, disse.

 

Para o Inspetor Geral da Guarda Civil, João Neto, a capacitação continuada é uma das metas do órgão. “Essas ações voltadas para capacitação continuada dos agentes, tendem a ter um ótimo reflexo nas atividades diárias em que o órgão participa. É comum haver a necessidade de interferências em ações de fiscalização. O gerenciamento de crises é um artificio que reduz a possibilidade de confrontos, por consequência a necessidade da aplicação do uso progressivo da força”, afirmou.

 

O curso de Gerenciamento e Negociações em Crises terá a primeira turma, com 60 alunos, concluída amanhã. Na próxima semana, a partir do dia 29, uma nova turma será iniciada no auditório da FTC.