Por Ascom- GMS

Presente desde o início das festividades do Carnaval 2015, a Guarda Municipal do Salvador (GMS) desenvolveu ações de prevenção à violência e preservação da ordem pública, atuou no apoio das atividades da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Saltur, no suporte à Transalvador, além de atuar no Elevador Lacerda e outros patrimônios.

De acordo com dados da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), contabilizados através do Setor de Estatística (Seest), após sete dias de trabalhos incessantes, os resultados obtidos mostram um aumento de 86,36% no número de ocorrências em relação à Operação Carnaval 2014 e 141,40% de atendimentos prestados. O aumento destes números se deve aos serviços prestados pela Central de Operações (CeOp) da GMS que através de sistema de rádio, monitoramento da Cogel e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) enviaram as informações coletadas em tempo real. Em números concretos constam 41 ocorrências e 379 atendimentos prestados à população e aos órgãos que contaram com apoio da Guarda Municipal.

No que se refere às ações de fiscalização junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foram contabilizados a apreensão de 3.994 armas brancas, sendo 3.255 espetinhos de churrasco, 297 objetos perfuro cortantes e 442 garrafas de vidro.

Prevenção

A Guarda Municipal, através da Gerência de Prevenção à Violência (Gprev), fez a distribuição de seis mil panfletos com dicas de segurança e adesivos e pulseiras de identificação de crianças durante todo o Carnaval. Além da apresentação da Banda de Música que alegraram os foliões no Circuito Batatinha com as marchinhas dos antigos carnavais de rua.