0
0
0
s2sdefault

Com a grande campanha de conscientização nacional, o Centro de Valorização/Serviço Social da Guarda Municipal de Salvador alerta a todos os homens para os cuidados e prevenções em relação às doenças cardiovasculares e Saúde do Homem.

 

Abaixo mensagem da Secretaria da Saúde:

Homens adoecem e morrem mais frequentemente que as mulheres pela maioria das causas. Isso ocorre por diversos motivos sendo que o principal é a falta de cuidado com a própria saúde.

Existe no imaginário na sociedade brasileira de que os homens que cuidam da própria saúde e/ou que cuidam dos filhos e as família são mais frágeis. Homens têm que conviver com a regra de que não podem adoecer, e tem seu sofrimento minimizado.

Acontece que esse modelo de homem que não adoece é o pior inimigo do próprio homem, pois estimula a agressividade, a falta de cuidado com a alimentação e comportamentos de risco como dirigir em alta velocidade, sexo desprotegido, ingestão de bebida alcoólica excessivamente e tabagismo. Esses fatores aumentam o risco de adquirir doenças graves.

Em virtude disso, muitos homens são hipertensos, obesos, diabéticos e desconhecem essa condição. Alem disso, homens procuram serviços de saúde a partir de urgências e ambulatórios especializados, quando deviam adentrar pela atenção primária onde terão a oportunidade de fazer prevenção de doenças e atividade de promoção da saúde. Desse modo poderiam descobrir as doenças precocemente e evitar o agravamento.

 

A população masculina brasileira precisa mobilizar e organizar espaços coletivos de busca de direitos que assegure o acesso à saúde. Homens precisam se responsabilizar pelas suas próprias demandas!     

Fale Conosco

Enviando...