A ação objetivou o reforço do patrulhamento na BR 324, no trecho da região metropolitana da Capital.

Na última quarta-feira (07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), juntamente com o Grupamento de Operações com Cães (GOC) e Grupamento de Operações Especiais (GOE), iniciaram a Operação Cyaneus I. A ação, que finalizou hoje (09), foi desenvolvida para promover a capacitação conjunta dessas forças de segurança pública nas áreas de abordagem policial e identificação veicular.

No primeiro dia, policiais rodoviários federais e guardas municipais tiveram treinamento sobre identificação veicular para enfrentamento dos crimes envolvendo furto, roubo e adulteração de veículos, ministrada por instrutor dos quadros da PRF. Foram capacitados também, nesta instrução, agentes da Transalvador.

Já na quinta-feira (08), os agentes passaram por treinamento de técnicas de abordagem, também ministradas por instrutores dos quadros da PRF, que teve foco nas abordagens a coletivos.

E durante todo o dia de hoje (09), último dia de operação, foram realizadas ações de fiscalização na região metropolitana de Salvador, na BR 324, para reforço do patrulhamento e aumento da percepção de segurança dos usuários da rodovia. Durante as abordagens, os agentes da Guarda Civil Municipal puderam colocar na prática as técnicas aprendidas nas instruções.

A operação é mais uma ação de fortalecimento e alinhamento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implementado pela Lei n. 13.675/208, que visa uniformização da atuação no âmbito nacional das forças de Segurança Pública, através da realização de operações, compartilhamento de dados, e colaboração mútua das estruturas federal, estadual e municipal.