O calçadão da orla entre o Porto da Barra e o Ondina Apart Hotel será interditado a partir das 7h desta terça-feira (16) e pelo prazo inicial de sete dias, podendo ser prorrogado. O objetivo da medida, anunciada na manhã de hoje (15) pelo prefeito ACM Neto e delimitada em uma reunião durante a tarde entre a Transalvador, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e Polícia Militar da Bahia (PM-BA), visa evitar que cenas de aglomeração vistas no último final de semana não se repitam.

Haverá uma operação especial de trânsito e segurança que vai envolver bloqueios para veículos e pedestres, com intensa fiscalização. Com isso, apenas moradores da região poderão acessar o perímetro interditado, além de quem precisar acessar o Hospital Espanhol, utilizado pelo governo do Estado como unidade de emergência contra a Covid-19.

O percurso de orla da Barra a Ondina contará com 14 bloqueios físicos do calçadão, além de outros dois na altura do Farol da Barra. O isolamento será feito com gradis, cercas e tapumes, assim como a implantação de placas informativas.

Com o objetivo de fazer valer a interdição, a Guarda irá disponibilizar 26 agentes, distribuídos em cinco viaturas e quatro motos, realizando o monitoramento de todo o trecho. “Não será permitido caminhar, correr ou andar de bicicleta. Está proibida toda e qualquer atividade que utilize o calçadão”, frisou o diretor municipal de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, que pediu colaboração da população.