Logo Prefeitura de Salvador

Guarda Municipal aposta em atividades para redução do estresse e desenvolvimento dos agentes

Publicado: 30/03/23

Com o objetivo de melhorar a saúde do servidor e de proporcionar um espaço lúdico, terapêutico e de integração, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), através do Centro de Valorização, oferece diversas atividades esportivas para os agentes. O Centro dispõe de aulas de yoga, boxe, fitdance, capoeira, karatê, treinamento funcional, futevôlei, futebol, jiu-jitsu, forró, aikido, aido, natação, massoterapia e fisioterapia, entre outros serviços.

Atualmente, além dos servidores que participam das atividades, que começaram a ser disponibilizadas desde 2019, os familiares dos agentes também podem participar de algumas aulas, a exemplo do karatê, que também é destinado aos filhos dos GCMs. De acordo com Mariana Carneiro, gerente de Desenvolvimento Humano da corporação, o cuidado com a saúde física e mental do servidor é fundamental para a evolução e equilíbrio de um agente.

“O Centro de Valorização tem um papel fundamental na carreira dos servidores. Acreditamos que essa é uma forma de valorizar o agente, bem como estimular a prática de exercícios físicos que acabam elevando a qualidade da saúde e bem-estar do servidor, consequentemente favorecendo o desempenho dele no exercício de suas funções”, explica.

Benefícios – A prática da atividade física fortalece o sistema imunológico, melhora a questão da autoestima, reduz o estresse, aumenta a disposição – o que impacta diretamente no aumento da produtividade –, contribui na relação interpessoal com os colegas e gera um sentimento de pertencimento em relação à instituição. Qualquer servidor pode acessar as aulas, basta sinalizar o interesse pela modalidade escolhida e participar de uma aula experimental com avaliação dos níveis de desenvolvimento.

Para Roberto Santos, chefe do Centro de Valorização da GCM, a prática dessas atividades também possui um nível terapêutico para os agentes. “Não somente a saúde física, mas também a parte psicológica é estimulada durante a prática do exercício. Entendemos que a atividade física auxilia no processo terapêutico e, atrelado a isso, temos o serviço do núcleo psicossocial, que dispõe de especialistas em saúde mental que desenvolvem ações como rodas de conversas e de valorização social como atividades artísticas e culturais, que são fundamentais para o desenvolvimento psicológico do agente”, conta.

Uma média de 80% das atividades ocorre na sede do órgão e todos os instrutores são guardas municipais com formação em Educação Física ou experiência na modalidade. As aulas têm duração de uma hora e ocorrem de segunda a sexta-feira, sempre no turno oposto ao de serviço. As horas utilizadas nas atividades também podem ser contabilizadas para fins de renovação de porte de arma junto à Polícia Federal.

© Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content