Gepa promove palestra sobre educação ambiental em escola de Salvador

Publicado: 30/08/22

O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM) participará, na manhã do próximo dia 6, de uma atividade com alunos da Escola Girassol, no bairro do Itaigara. Na ocasião, 160 alunos acompanharão uma palestra especial, que abordará temas sobre o meio ambiente e os cuidados que devemos ter com o local em que vivemos.

Segundo o comandante do Gepa, Robson Pires, essa ação é feita tanto em escolas particulares, como em instituições de ensino da rede pública. Além das palestras, os agentes realizam atividades educativas e fazem exposição sobre espécies da fauna nativa.

O programa de educação ambiental utiliza animais empalhados, cedidos pelo Museu de Ciência Natural da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os alunos são apresentados ao ouriço-cacheiro, porco-do-mato, macaco, mico, coruja, sariguê, tucano, papagaio, preguiça, cutia, cágado, tatu, jaguatirica, raposa, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim e cobras.

“Nas palestras, aproveitamos para falar dos animais e da importância deles para o equilíbrio do meio ambiente. Levamos os animais empalhados da fauna silvestre de Salvador e do Brasil, e também cobras vivas. Apresentamos um pouco do nosso conhecimento sobre a fauna, que é o elemento mais afetado no município, além de falar da captura de animais silvestres, da morte e da destruição destes animais”, disse Pires.

O comandante lembrou ainda que este tipo de conhecimento é de vital importância principalmente para as crianças. “Fazemos esta ação para os alunos de 2 aos 12 anos, que interagem com a gente e, a partir disso, a gente vê que realmente esse trabalho da GCM de proteger o meio ambiente vale à pena. As gerações futuras é que vão proteger o meio ambiente. E nós temos a obrigação de dizer como proteger”.

Solicitação – O programa de educação ambiental nas escolas da Gepa existe há quatro anos. A participação pode ser solicitada pelas secretarias das unidades de ensino através do e-mail gabinete.gms@ salvador. ba. gov. br.

Atuação – Hoje, 50 agentes compõem a equipe de guardas que atuam no Gepa. Eles trabalham na fiscalização ambiental e na observação de crimes ambientais, além do resgate de animais silvestres.

Em casos de denúncia ou solicitação de resgate de animal silvestre, a população pode entrar em contato com a Central de Operação da GCM, através do telefone (71) 3202–5313. O serviço funciona 24h.